segunda-feira, 28 de novembro de 2011

86th station_TOGETHER JOHN 4.39-42


Muitos samaritanos de Sicar creram em Jesus por causa do testemunho da mulher. Os moradores da cidade pediram pra Jesus que ficasse com eles, então Jesus ficou mais dois dias em Sicar. Nesses dois dias muitos outros o ouviram e acreditaram em suas palavras. Até diziam pra mulher "Agora nós não acreditamos só pelo que você disse, mas acreditamos porque ouvimos o testemunho do próprio Jesus, então sabemos que Ele é o salvador do mundo".
Entendendo que os judeus não eram nem um pouco amigáveis com seus parentes mestiços, os samaritanos, toda essa história parece meio confusa. Um judeu atravessar Samaria numa viagem ja era estranho. Um judeu conversar a sós com uma mulher era desrespeitoso. Um judeu viajando por Samaria, conversando a sós com uma mulher samaritana era escandaloso demais. Um judeu que viaja por Samaria, conversa com uma mulher samaritana e fica hospedado dois dias com samaritanos esta pedindo pra apanhar. Ou está estabelecendo a contra-cultura do Reino de Deus. Onde não há espaço pra discriminação, preconceito ou justiça-própria. Onde a essência está na convivência e na expressão do amor de Deus. É legal ver que Jesus atendeu o pedido deles e ficou na cidade. Ele confiou naquelas pessoas, frequentou suas casas, comeu com elas e provavelmente usou seus sanitários(mas que honra, não?!). Jesus era o melhor na arte de lidar com as pessoas e o mais legal de tudo, é que ele era autêntico nisso tudo. Não era fingido, Ele estava sendo Ele mesmo com aquelas pessoas, fazendo amizade com elas e estendendo o Reino de Deus. A identidade de Cristo era essa. Quero dizer, Ele veio ao mundo pra se sacrificar, morrendo pelos nossos pecados. Se você ama a humanidade tanto assim, se relacionar com as pessoas durante um jantar, passar um tempo com os pobres na rua, ou bater um papo na beira de um poço debaixo do sol do meio-dia não parece nada mal.
A essência, a identidade de Jesus continua sendo a mesma. Ele é eterno e não muda. Jesus não só continua sendo Deus, como continua sendo um Deus que se importa, se relaciona e busca estar perto daqueles que ama, igual você.
.Match

Nenhum comentário:

Postar um comentário