quarta-feira, 16 de novembro de 2011

78th station_UNDERSTANDING JOHN 3.7-12


"Nao se admire de me ouvir dizer: 'O que importa eh nascer de novo.' O vento sopra onde quer, voce o ouve, mas nao sabe daonde vem, nem pra onde vai. Assim eh todo o que eh nascido do Espirito."
Nesse exato momento, enquanto transcrevia esse trecho percebi uma coisa(e quero acreditar que foi uma revelacao). Sempre me perguntei qual a explicaçao dessa comparaçao que Jesus faz entre o vento e os que sao nascidos do Espirito e sempre achei aceitavel(embora nao completamente satisfatoria)a interpretaçao de que ele se referia ao fato de que "os filho s de Deus sao guiados pelo vento do espirito, que sopra onde quer" e nao vou dizer tambem que essa ideia eh errada, mas aqui, nesse instante, me parece que Jesus se refere a eternidade. Como se dissesse que a partir do novo nascimento, passamos a pertencer a eternidade, ao "tempo de Deus" e nao mais ao nosso, onde nao tem começo nem fim(de onde vem, pra onde vai). Essa ideia me parece muito pertinente nessa conversa, ja que Jesus e nicodemos estao conversando sobre o Reino de Deus, e sobre experiencias que nos aproximem dO Eterno.
Eh engracado como Nicodemos nao responde na escrotisse. Ele diz "Como pode acontecer isso?" Na moral, alguns papos de Jesus parecem muito malucos fora do contexto da palavra(esse definitivamente eh um deles). Nicodemos nao diz "Ah, corta essa. Para de falar bobagem!" ou como bem disse Eli "Ate quando vai continuar bebado? Pára de beber!"(1 Samuel 1.14). Ele submete como verdade uma afirmaçao de Jesus que era totalmente fora no curso natural das coisas, por simplesmente crer que se Jesus estava dizendo, tinha que ser verdade.
"Voce eh mestre em Israel e nao entende isso? Eu te digo com toda verdade, que dizemos o que sabemos e testemunhamos o que temos visto, mas voces nao aceitam nosso testemunho. Quando falo de coisas terrenas voces nao creem, como vao crer se eu falar de coisas celestiais?"
Nicodemos reconheceu a autoridade divina de Jesus pelos sinais e milagres que ele fez, mas diante das revelaçoes espirituais de Jesus ele se mostrou ignorante. Jesus sabia que Nicodemos nao teria alcançado essa revelaçao sobre o novo nascimento se Ele nao tivesse falado. Quando Ele diz "Voce nao entende isso?" acredito que Ele esteja confirmando sua autoridade sobre os outros mestres e fariseus. Se nao crermos em Deus e sua palavra sobre as coisas naturais e praticas, como alcançaremos seu sobrenatural? Jesus revelou a Ele. Nicodemos demonstrou interesse e Jesus trouxe revelaçao. Busquemos experiencias praticas com Deus atraves de sua Palavra, buscando revelaçao. Que estejamos prontos pra ouvir, crer e obedecer a Sua voz.
.Match

Nenhum comentário:

Postar um comentário