sexta-feira, 11 de novembro de 2011

77th station_REBORN JOHN3.3-6


Ha algum tempo atras, eu estava pensando sobre a maneira que Jesus se expressava. Eu acho muito massa perceber como pra Ele, em algum momentos, parece que nao havia separaçao entre o natural e o espiritual. Jesus estava no meio de uma conversa e de repente começava a falar por parabolas, sobre o clima, sobre as pessoas, sobre o Reino. É como se para ele as coisas de Deus estivessem presentes e perceptiveis em tudo, o tempo todo. Essa facilidade que Jesus tinha de usar metaforas, parabolas, "poesias", pra tentar explicar o Reino de Deus acaba se tornando uma grande complicaçao para as pessoas que o ouviam naquela epoca e tambem para nos que lemos suas palavras hoje. As vezes Jesus parece um cara tao complexo que nos conformamos em nao entender o que Ele quis dizer. Muitas vezes a verdade é que o evangelho é tao simples e objetivo que temos dificuldade de aceitar.
Nicodemos ja era velho, um cara respeitado na sociedade judaica. Um fariseu exemplar. Mas ele tinha um segredo, Nicodemos acreditava que Jesus era o filho de Deus, o que era uma grande blasfemia para os fariseus. Os anseios de Nicodemos nao poderiam ser satisfeitos com perguntas e respostas. Ele conhecia as Escrituras, mas sua esperança estava mesmo na manifestaçao pratica, real do Deus das Escrituras. E Jesus dá a ele a letra pra avançar em sua busca.
"Quem não nasce de novo não pode ver o Reino de Deus."
Com essa frase Jesus começa a conduzir a conversa pra uma "revelaçao espiritual" sobre a vida de Deus. Mas Nicodemos permanece na "interpretaçao natural".
"Como pode um velho nascer de novo? Como voltaria pra barriga da sua mae?"
"Quem não nascer da agua e do Espirito não pode entrar no Reino de Deus. O que nasce da carne é carne, o que nasce do Espirito é espirito"
Jesus tenta explicar a Nicodemos que se tratam de dois nascimentos diferentes. Um deles, natural, de quando a mãe de Nicodemos abriu as pernas e a parteira disse "É um menino!", outro espiritual, quando reconhecemos a autoridade de Cristo e, crendo nEle, nos reconciliamos com Deus, abrimos nosso coraçao e os anjos dizem "Wuhull!"
Uma das diferenças principais entre esses dois nascimentos é que o nascimento natural é involuntario(no sentido que nao depende de uma decisao consciente do bebê em vir ao mundo), mas o nascimento espiritual é voluntario(se voce for arminiano, mais ainda!), sendo que mesmo "vivos" fisicamente estamos "MORTOS" em nossos delitos e pecados ate o momento em que somos VIVIFICADOS por Cristo(Efesios 2.5).
O novo nascimento é o inicio da nova vida em Cristo.
Viva!
.M

Nenhum comentário:

Postar um comentário