quinta-feira, 17 de março de 2011

56th station_CURIOUS1


De uns tempos pra ca, eu passei a ver as Escrituras de maneira diferente. Antes eu simplesmente lia, cria e tentava viver de acordo com o que entendia. Apos algumas ministraçoes, ensinos e exemplos vivos(e algumas revelaçoes tbm), eu comecei a meditar na leitura biblica de maneira diferente, verso por verso, procurando o contexto historico e social do livro, buscando em Deus revelaçao sobre o real significado de cada verso, e refletindo o maximo possivel em cada verso. Isso me auda a me concentrar, e perceber quao rica eh a Palavra de Deus. quantas coisas podemos tirar de um unico versiculo, uma unica frase. Eu vejo que essa curiosidade em saber das coisas eh algo que muitos cristaos vai perdendo com o tempo. Infelizmente percebo que se acaba caindo em dois principais extremos, ou se "aceita" tudo, ou se "critica" tudo. Conforme vamos nos conformando religiosamente, nos aculturando a "comunidade de igreja" vamos perdendo a curiosidade, em troca desenvolvemos um senso de "eu-sei-de-tudo", quando na verdade nao se sabe eh nada. Acabam aceitando tudo que o vem do pulpito, mesmo que nao seja biblico, ou acabam criticando tudo, mesmo que seja biblico. Nao nos preocupamos mais com o contexto que vivemos, com a cultura, com a sociedade, com as pessoas. Nao nos preocupamos nem com o reino de Deus. So queremos saber da afirmaçao religiosa, mostrar que sabemos, que somos melhores, que temos "a verdade", que temos "as respostas", e se nao souber de uma boa resposta biblica, eu invento uma, afinal de contas, nao posso me "passar por ignorante". Isso eh palha demais, amigo.
Se tem uma coisa que criança tem, e que a gente nucna deveria perder, eh curiosidade. A curiosidade produz pensamento, desenvolve o raciocinio, ela afina nossa mente. A curiosidade nos faz buscar O MESMO DEUS todos os dias, e encontrar nEle NOVIDADE todos os dias. A curiosidade nos leva a questionar a religiao e os costumes, e nos faz pensar no que eh certo, e no que realmente importa, mesmoq ue nao pareça certo.
Jesus pregava pras multidoes, mas ensinava pros curiosos. Quando ele percebia que muitas pessoas comecavam a se juntar ao seu redor para ouvi-lo, ele começava a usar as parabolas. As vezes, as parabolas serviam para facilitar a compreensao das pessoas, acerca das coisas de Deus. mas muitas vezes as parabolas eram contadas pra que a grande maioria nao entendesse nada. "Disse-vos isto por parábolas; chega, porém, a hora em que não vos falarei mais por parábolas, mas abertamente vos falarei acerca do Pai." João 16:25 "E ele disse: A vós vos é dado conhecer os mistérios do reino de Deus, mas aos outros por parábolas, para que vendo, não vejam, e ouvindo, não entendam." Lucas 8:10 "E sem parábolas nunca lhes falava; porém, tudo declarava em particular aos seus discípulos." Marcos 4:34
Jesus falava as multidoes em parabolas, pra que nao entendessem, mas depois, alguns vinham perguntar a Ele o que as parabolas significavam, e entao ele revelava os misterios. Eu creio que ate hoje as coisas de Deus sao assim. Muitas vezes, a Biblia eh como uma grande parabola, que se lermos de maneira ordinaria, podemos aproveitar apenas da superficie, da literalidade, do comum. Mas ao ler buscando em Deus a revelaçao do que significa, encontramos as fontes da vida, encontramos a verdadeira mensagem. Encontramos Jesus.

2 comentários:

  1. ae ae! edificando juntos. curti. o Verbo é Jesus, né não?! qdo se cava fundo na Bíblia, encontra Jesus. =) igual cavar poço beeem bastante, até achar água da boua.

    ResponderExcluir
  2. Lembro quando costumávamos compartilhar a palavra, lembro uma época que você tava lendo lamentações e Jeremias e me explicou o lance de passar o cordel em uma cidade. Curiosidade faz entender, principalmente com a linguagem bíblica mais difícil do seu João ferreira de Almeida, acho que ele era algum tataravo do quico. Cara, muitas saudades, to tentando falar contigo, não quero perder contato, te amo meu irmão. Me diz aonde você tá acessível, msn, skype, dia de semana, ou final de semana, ou feriado, sei lá. Fiz meu DA, se pá dá uma olhada deixei um coment no seu. PAZ!

    ResponderExcluir