terça-feira, 2 de outubro de 2012

123rd station_GLORY JOHN 12.37-43

É bem possível que você já tenha estado em uma situação onde precisa dizer algo desagradável pra alguém que você gosta. Que situação terrível! Você sabe que a pessoa precisa ouvir aquilo, mas tem medo de magoá-la, ou não sabe como ela vai reagir, enfim. O fato é que na maioria das vezes é extremamente difícil dar más notícias ou fazer uma crítica a alguém que amamos.
É preciso ter coragem e muito amor pra dizer as verdades dolorosas. Coragem porque más notícias e críticas nunca são bem-vindas, e amor pra suportar a reação da pessoa, seja dor, ira, frustração, etc.
Nas Escrituras temos registros de duras verdades que Deus falava ao seu povo, muitas vezes através dos profetas. E por serem mensageiros de duras verdades, os profetas geralmente eram odiados.
Embora suas mensagens apontassem o erro do povo também apontavam pra solução do problema, mas mesmo assim, é difícil receber críticas e más notícias. E vamos combinar que não deve ser muito fácil aplaudir e acolher um mensageiro que diz que em breve você vai ser espalhado da sua terra e levado como escravo, ou que seus filhos vão morrer, ou que você vai perder seu reinado. Os profetas, apesar das recaídas, eram homens de muita coragem.
Durante o relato desse último discurso público de Jesus, João decide comentar um texto antigo do profeta Isaías:
"Senhor, quem creu na nossa mensagem? A quem foi revelado o braço do Senhor?"
Esse texto confirma que o poder de Deus se manifestou àquelas pessoas, mas que elas não a receberam.
"Cegou seus olhos e endureceu o seu coração para que não possam ver com olhos, nem entender com o coração, nem voltar-se para mim, para que eu os cure"
Existe um texto em Jeremias 31.18 que diz:
"Bem ouvi eu que Efraim reclamava, dizendo: Castigaste-me e fui castigado, como novilho ainda não domado; converte-me, e serei convertido, porque tu és o SENHOR meu Deus."
Deus nos converte, pra que sejamos convertidos. Isso é parte da missão reconciliatória de Cristo, nos converter, nos voltar pra Deus. Mas quando Isaías profetizou Jesus inda não havia nascido, e sem entender do que se tratava, sem saber que Isaías anunciava a reconciliação em Cristo, o povo se voltava contra ele. Nessas circunstâncias é muito difícil ser o mensageiro da verdade.
Boa parte da igreja não vai encontrar resistencia em ouvir uma palavra abençoada, de vitória e de prosperidade. Mas é preciso coragem e muito, muito amor, pra anunciar o que realmente precisa ser dito. É preciso amor pra ser um profeta na Igreja e dizer a verdade, expondo as falhas com coragem, mas permanecendo na Igreja, em arrependimento e suportando como Igreja a transformação que se assemelha a Cristo. O profeta não pode ser um crítico alheio. É preciso entender que como profeta, ele também faz parte da Igreja. Seria muito fácil para os profetas anunciar o castigo de Deus para o povo e sumir sem voltar nunca mais. Mas Deus escolhia profetas que realmente se sentiam parte do povo. Isaías apontou muitas vezes os erros do povo, mas quando tem a visão do Senhor ele diz:
"Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos." Isaías 6.5.
Isaías sabia que estava inserido ali. Sabia que era tão merecedor daquelas palavras duras quanto o restante do povo. O peso da palavra do profeta está na profundidade que ele mesmo recebeu a profecia. Isso torna seu testemunho verdadeiro.
Mas Isaías profetizou, porque viu a glória do Senhor.
João ainda nos diz que muitos na multidão creram em Jesus, mas não tiveram coragem de assumir. Eles creram, mas tinham medo de serem expulsos da sinagoga pelos fariseus. Amaram mais a glória dos homens do que a glória de Deus. Creram, mas não amaram.
Infelizmente, hoje vemos muitas pessoas falando mal da igreja, como se não fizessem parte dela. Acusando, como se a propagação da vergonha e do mau-testemunho da igreja, nada tivesse a ver com a omissão e a falta de bom-testemunho.
A igreja é uma meretriz, mas ela é também minha mãe. Ela é uma confusão e tem muitos filhos ilegítimos. Mas ela é também nossa mãe, dela nascemos e ela nos deu o suficiente da verdade para que possam fazer perguntas…” Santo Agostinho
"Que equilíbrio incrível. Está falando de infidelidade? Está falando da Igreja. A noiva infiel de Cristo. Fracassando em cumprir os votos matrimoniais com o Senhor... uma prostituta. Mas também é a minha Mãe. Não seria cristão hoje, não saberia sobre Jesus e não teria a BÌblia, se não fosse por esta coisa chamada Igreja. Ela carregou a verdade, apesar de suas imperfeições, de suas falhas, apesar de suas fraquezas e de toda sua prostituição. Mas foi isso que manteve viva a história do Evangelho ao longo do tempo." Tony Campolo
Ame a glória de Deus e, apesar de tudo, seja Igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário