segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

106th station_LIGHT JOHN 8.12-20


"E o SENHOR ia adiante deles, de dia numa coluna de nuvem para os guiar pelo caminho, e de noite numa coluna de fogo para os iluminar, para que caminhassem de dia e de noite"
Êxodo 13.21

Durante a história, Deus sempre buscou aproximar os seres humanos de Si. Ele os criou para viverem em justiça, paz e alegria com Ele. Para que o homem pudesse experimentar o verdadeiro propósito da sua criação: Viver. Quando estava guiando o seu povo pelo caminho do Egito até a terra prometida, Deus usou uma nuvem para direcionar seu povo durante o dia, e fogo para direcionar o povo durante a noite. Além de indicar o caminho, ambos também serviam para proteção do povo(do calor e do frio), além de ser uma manifestação do poder de Deus.
Durante a festa de Tabernáculos, além da água que era derramada como oferta a Deus, também se acendiam grandes lâmpadas, para lembrar o povo da coluna de fogo no deserto.
Jesus é a luz do mundo.
–Quem me segue não anda em trevas, aliás, recebe a luz da vida.
Como sempre os Fariseus reclamaram:
–Fale por si só! Quem garante que o que você está dizendo é verdade? Você é um mentiroso!
–Exatamente porque eu falo de mim mesmo é que falo a verdade. Porque eu sei de onde vim e pra onde vou. E vocês não sabem quem eu sou, de onde vim e nem pra onde vou. Vocês julgam as pessoas baseados em seus próprios critérios. Eu não julgo ninguém! E se julgar, meu juízo é verdadeiro, porque não julgo sozinho, mas sou eu e aquele que me enviou. Além do mais, na Lei de vocês está escrito que é verdade aquilo que for confirmado por duas testemunhas. Eu testifico de mim mesmo(um), e o meu Pai também(dois) confirma o que eu digo(ganhei!).
Um dos passa-tempos dos fariseus era 'julgar' as pessoas. Por serem observadores e estudiosos da Lei, eles se achavam superiores e portanto, em condição de ditar o que era "certo" e "errado", como muitos religiosos ainda fazem até hoje. Jesus deixa bem claro aqui, que sua vinda(sua primeira vinda) não tinha como objetivo julgar e sim salvar. "Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele" João 3.17
Quem busca sua própria justiça não pertence ao Reino de Deus. Deus é a própria medida de justiça. Assim como é Ele quem julga, também é Ele quem absolve. Jesus veio para oferecer a redenção, o perdão dos pecados àqueles que se arrependerem. Ele não agia em benefício próprio mas, em tudo o que fazia, buscava glorificar a Deus. Essa postura altruísta contribui para tornar a Obra de Cristo tão excelente. Seu único interesse era fazer a vontade de Deus, cumprindo os princípios registrados na Lei(Ame teu Deus acima de tudo, com tudo o que você é, com tudo o que você tem. Ame teu próximo como a ti mesmo. Não mate, não roube, não minta. Não deseje uma mulher/homem que não seja a sua/seu. Honra teu pai e tua mãe). Diferente dos religiosos que usavam da Lei para manipular e oprimir as pessoas, Jesus cumpria e ensinava a Lei para libertar e salvar as pessoas. Porque esse era o objetivo principal da Lei, ser cumprida e renovada em Cristo. "Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê" Romanos 10.4
Os fariseus não creram.
–Seu pai? E quem é seu pai? Onde ele está? – insinuando mais uma vez que Jesus seria um filho bastardo.
–Vocês não me conhecem, nem conhecem meu Pai! Se me conhecessem, também conheceriam meu Pai.
Jesus é o único capaz de tornar possível o relacionamento entre o homem e Deus, porque Ele é o próprio Deus. De uma maneira pessoal, tangível, autêntica, Cristo revelou a verdadeira vontade de Deus. Moisés havia recebido do próprio Deus os ensinamentos que deu ao povo. Muitos anos haviam se passado e o verdadeiro sentido da mensagem de Deus havia se perdido em meio aos interesses pessoais dos líderes religiosos. Jesus veio restaurar a essência da revelação de Deus para a humanidade. Novamente, muitos anos depois, vemos a mensagem sendo comprometida(quando não totalmente deturpada)por interesses pessoais, políticos e econômicos. Mas somente em Cristo é possível encontrar a verdadeira revelação da redenção. Somente em Cristo está o perdão dos pecados. Somente em Cristo encontramos o verdadeiro significado do amor. Em um Deus que se fez homem, se tornou criatura para nos resgatar do pecado e da morte. Ele é a luz que guia o mundo em meio a suas lutas e pecados, em direção à graça e ao amor de Deus.
Creia!
"Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim" João 14.6

Nenhum comentário:

Postar um comentário