quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

125th station_MISINTERPRETED JOHN 13.1-11


Há pouco tempo tivemos eleições. Estava em dúvida sobre em quem votar pra vereador, mas aí resolvi votar no vereador do meu bairro, que tem feito(na medida do possível)um bom trabalho. Do centro até a entrada da minha casa, a rua é asfaltada, da minha casa pro bairro, é terra. E quando tenho que passar por aquela parte é um saco, principalmente por causa do nosso clima aqui em Curitiba, o carro fica cheio de poeira.
Há dois mil anos atrás a poeira não devia ser muito diferente. Diferente de mim, Jesus e os discípulos não tinham carro, então todo o trajeto e as viagens eram feitas a pé geralmente. Também vale lembrar que esse bando não era da "alta classe"(na verdade estavam mais pra turma do fundão da escola pública), o grupo de Jesus era formado por operários, pescadores, militantes, carpinteiros. Talvez o mais "cuidadoso" de todos fosse Judas, que cuidava do dinheiro, mas não preciso nem falar que ele não é o herói da história.
Jesus decidiu ensinar aos discípulos sobre a humildade, mas isso eu explico melhor no proximo post. Por enquanto vou me ater à um momento específico registrado aqui.
Jesus sabia que estava chegando a hora de ser entregue, torturado e morto. Durante a ceia ele se apronta com uma toalha e uma bacia com água, e começa a lavar os pés dos discípulos. Pedro não entende o que Jesus está fazendo(e muitas vezes, acho que nem nós entendemos de verdade)e se recusa:

—Mestre, o Senhor vai lavar os meus pés?
—Você não entende o que estou fazendo agora, mas depois vai entender, ok? Dá aqui o pé.
—O senhor nunca vai lavar meus pés! Não posso aceitar isso!
—Se eu não lavar seus pés, você não terá parte comigo, Pedro.
—Po, mas se é assim, lave minha cabeça, minhas mãos...
—Não, cara. Só vou lavar os pés, banho cê toma em casa. Me dá aqui esse pé. Quem já tomou banho está limpo, agora só preciso lavar os pés. Vocês estão limpos, mas nem todos.

Lavar os pés era serviço dos escravos, Jesus se coloca aqui como servo, exemplo de humildade. Lavar os pés não é um ritual de purificação. Naquele momento, era uma simples necessidade, pela limpeza. Jesus não estava instituindo "lavar os pés" como uma obrigação religiosa, ou como um simbolismo espiritual. Não era o ato de lavar os pés que era importante, mas o contexto no qual o ato foi realizado.
Jesus, Deus homem, se oferecendo humildemente pra servir seus amigos. O Deus santo, lavando os pés dos pecadores. A ideia é que assim como Jesus, devemos servir uns aos outros, não nos preocupando com "hierarquias religiosas". Mas Pedro não entendeu isso. Ele relacionou a lavagem à comunhão com Deus. Ele trocou o significado pelo objeto. Ele não entendeu que Jesus estava sendo servo e humilde, ele achou que a lavagem tinha algum sentido religioso. Isso explica ele ter pedido pra Jesus lavar suas mãos e sua cabeça. Mas o sentido não estava na lavagem dos pés, o que explica Jesus ter corrigido Pedro. Ele podia ter dito: "Puxa, Pedro! Como você é demais, olha só, sempre querendo mais de Deus, se entregando corpo e alma! Assim que Deus gosta, tem que ser pró-"
Mas ele não disse isso. Ele corrigiu. ativo
Muitas vezes, nós na igreja hoje, acabamos interpretando errado as coisas, e valorizando mais os objetos e símbolos do que o significado. Perdemos a essência do que Deus quer nos dizer, e nos apegamos à religião.
Fique esperto
...e lave os pés(dos outros).

Um comentário: