segunda-feira, 8 de outubro de 2012

124th station_PATH JOHN 12.44-50

Você já foi a um museu de cera? Confesso que tenho curiosidade, mas nunca tive a oportunidade de visitar um que realmente me desse vontade de ser visitado. E acho que não tive vontade porque não me convenceram. As vezes vemos fotos de réplicas e estátuas tão fiéis que dá até medo, realmente impressionam e confundimos com a pessoa representada. Mas muitas são feitas com qualidade inferior, seja no material ou na própria modelagem, e facilmente percebemos que são falsos.
Como você definiria um "representante fiel"?
Trabalhando com os retratos eu tenho a missão de representar a pessoa de maneira convincente, interessante, cativante(senão não pagam). Muitas vezes eu procuro um detalhe, uma característica, um gesto, algo que marque e identifique essa pessoa, mas é difícil, muito difícil representar a pessoa em sua totalidade e essência.
"Quem crê em mim, não crê somente em mim, mas crê naquele que me enviou. Pois quem vê a mim, vê aquele que me enviou. Eu vim como uma luz para brilhar nesse mundo, para que todo aquele que crê em mim não permaneça na escuridão."
Ok, essa frase é muito boa. Ela nos revela bastante sobre a relação de intimidade e a unidade de Jesus como Filho com Deus Pai. Ele se garante como representante fiel. Quando cremos nele, cremos no Pai, quando o vemos, vemos o Pai, quando o conhecemos, conhecemos o Pai.
Sabemos que Deus(Pai, Filho e Espírito Santo) nos criou a sua imagem e semelhança. E também sabemos que por causa da queda nós nos distanciamos de Deus e o pecado corrompeu essa imagem e semelhança. Isso significa que a humanidade tem um caminho a percorrer de volta ao "seu lugar". Com o tempo, a dureza do nosso coração, a intensidade da maldade e tudo o mais que o pecado nos trouxe, seja em causa ou efeito, seguimos nosso próprio caminho para longe de Deus e seu amor.
Precisamos voltar.
"Se alguém me ouvir e não me obedecer, não sou eu o juiz dele; pois eu vim para salvar, e não para julgar o mundo. Mas todo aquele que me rejeita e despreza minha mensagem, será julgado no dia do juízo pelas verdades que eu tenho falado. Porque essas não minhas próprias ideias; pelo contrário, o Pai que me enviou me disse que o que eu deveria falar a vocês. Eu sei que os ensinos dEle conduzem à vida eterna; por isso, tudo o que eu digo é exatamente o que o Pai me mandou dizer!"
Nosso caminho de volta consiste em viver a redenção proposta por Cristo em seu sacrificio na cruz. Ele já trilhou o caminho que nós nunca conseguiríamos trilhar. Pela sua graça podemos viver nessa redenção, podemos desfrutar da vida de Deus em nós. Crer em Jesus Cristo, o Filho de Deus e em sua obra reconciliatória é nosso caminho de volta. É o caminho para nos aproximarmos confiantemente do trono da graça, pra receber socorro em tempo oportuno(no nosso caso, o tempo todo)como diz Hebreus 4.16.
Mesmo sabendo que nosso caminho é ser semelhante a Jesus, muitos acham possível viver nesse caminho sem conhece-lo. E assim, temos muitos que dizem viver, mas estão mortos. E que usam o nome de Jesus numa existência que segue oposta ou distorcida daquilo que Jesus disse e fez. Ele veio ser luz, e ainda encontramos tanta resistência em nós mesmos para iluminar. Ele veio salvar e não julgar, e ainda gastamos tanto tempo e saliva acusando e condenando. Nos importamos mais em servir a nós mesmos do que ao Senhor, e isso faz muita diferença. Precisamos diariamente, constantemente, investigar nossas motivações, nossas palavras, nossas ações, pra que elas sejam testemunho de uma nova natureza.
À imagem e semelhança, como representantes fiéis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário