quinta-feira, 19 de abril de 2012

118th station_ONCE JOHN 11.46-57


"He has cheated
Hell and seated
Us above the fall
In desperate places
He paid our wages
One time ONCE and for all"
John Mark Mcmillan - DEATH IN HIS GRAVE

Não é todo dia que se vê um morto ressuscitar, então vamos pegar leve com as pessoas que ficaram impressionadas quando viram Lázaro sair do túmulo. Mas fofoqueiro sempre existiu e vai continuar exstindo até o fim do mundo. Invejoso também. E mesmo os fofoqueiros e invejosos que não estavam aqui desde o princípio, por menos tempo de vida que tenham, já adquiriram tempo de experiência suficiente. A gente nasce sem dente, sem roupa e sem dinheiro, mas já nasce pecador. Mesmo sem a consciência do "certo e errado" ou do pecado, nascemos com natureza pecadora. Mas esses aqui não eram recém-nascidos. Eram pessoas bem crescidas, com maldade mais crescida ainda. Igual eu e você.
Diferente dos que presenciaram os milagres de Jesus e creram nele, alguns foram contar aos fariseus o que Jesus tinha feito. E(por incrível que pareça)os fariseus, que defendiam a ressurreição, ficaram revoltados, e começaram a discutir sobre Jesus:
–O que estamos fazendo? Esse homem fica por ai fazendo milagres, se não fizermos nada a respeito, logo logo todos vão acrediar nele, e os romanos vão vir e tomar nosso templo e nossa nação!
Eu não entendo muito bem qual era o raciocínio deles quanto aos romanos tomarem o templo e a nação. Talvez os líderes religiosos se considerassem em posição de manter alguma autoridade sobre o povo de Israel, abaixo do Império Romano. Se eles perdessem sua credibilidade religiosa, seriam destituidos da sua posição. Mas o curioso é João registrar isso ironicamente, já que os romanos fizeram isso mesmo em 66-70 d.C. Mas Caifás, o sumo sacerdote disse:
–Não sejam ignorantes. Será que não percebem? É melhor que morra só esse homem pelo povo, do que morrer a nação toda!"
Caifás disse isso porque pensava que, matando Jesus, estaria controlando uma revolução e impedindo a destruição de Israel pelos romanos. O sumo sacerdote deveria ser o portador da voz de Deus, e sendo assim, mesmo sem saber, Caifás profetizou a morte substitutiva de Jesus, pelos pecados da humanidade.
E a partir daí, começaram a tramar a morte de Jesus, e anunciaram ao povo que se alguém o visse, deveria denunciá-lo imediatamente, pra que fosse preso.
Jesus se afastou da cidade, e foi para Efraim, um povoado que fica há uns 25km de Jerusalém e ficou lá com os discípulos. Estava chegando a Páscoa, e muita gente veio do campo pra capital participar da cerimônia de purificação. E todos perguntavam sobre Jesus.
Era preciso que sangue fosse derramado para o perdão dos pecados. Somente um sacrifício infinitamente digno poderia cobrir uma infinidade de pecados. Por isso, um Deus eterno e infinitamente santo seria o único pagamento aceitável.
De uma vez por todas.

"Como a Terra gritou por sangue
Sua fome foi satisfeita
Suas ondas acalmaram em mares furiosos
Pelas almas humanas que ela exigia

O sol e a lua da varanda
Viraram suas cabeças desacreditados
Seu amor precioso iria sofrer a picada
desfigurado e desprezado

Na sexta um ladrão
No domingo, um Rei
Se deitou em luto
Mas acordou com as chaves
Do inferno naquele dia dia
O primogênito dos mortos
O Homem Jesus Cristo
Deitou a morte em seu túmulo"

Um comentário:

  1. Match,

    Meus sinceros parabéns por tamanho talento! Seus desenhos são tão belos quanto seus textos. Gostei bastante de seus traços, são belíssimas ilustrações, e palavras comoventes. Torço para que suas artes e mensagens sejam bem difundidas, pois certamente Deus há de ficar muito contente. Que o Pai abençoe sempre seu nobre trabalho, irmão!

    Abraço.

    ResponderExcluir