terça-feira, 10 de abril de 2012

117th station_DEAD3-MARY JOHN 11.28-45


É engraçado como agimos pra conseguir coisas as vezes. Eu conheço filhos que tem mais afinidade com a mãe, então, quando precisam de algo, pedem pra ela. Ou então aquele colega na classe que é o puxa-saco do professor, e a turma sempre manda ele pra pedir ao professor que libere os alunos mais cedo. Ou aqueles crentes que acham que O Pastor/Bispo/Apóstolo Ungido tem mais chance com Deus e que se ELE fizer a oração Deus vai ter que atender...
Marta pensou a mesma coisa. Em Lucas 10.38 nos conta outra história com essa família(Lázaro, Marta e Maria). Nela, temos a impressão de que Maria tem mais afinidade com Jesus. Mesmo que seja só impressão, no texto de João 11, a própria Marta age como tal. Depois de tentar desbaratinar Jesus(numa resposta verdadeira mas inadequada),ela sai correndo e volta pra casa, deixa Jesus fora da cidade falando sozinho(imagino isso porque ela simplesmente respondeu e foi embora) e procura Maria, sua irmã, pra dar um recado de Jesus. O detalhe é que Jesus não mandou recado nenhum.
"O mestre chegou, e está te chamando" cochichou ela pra sua irmã. Quando ouviu isso, Maria saiu correndo até onde Jesus estava. Quando ela levantou, os judeus pensaram que ela estava indo chorar no túmulo do irmão, e foram todos atrás dela.
É interessante ressaltar que, diferente da irmã, Maria sai correndo pra encontrar Jesus. E quando chega até ele ela se joga no chão, agarra os pés dele e diz: "Senhor, se você estivesse aqui, meu irmão não teria morrido!" Quando Jesus viu Maria chorando, ele ficou perturbado e se comoveu. Imagino que ele tenha se irritado pela falta de fé das irmãs, mas também pela perda. Acho que Jesus se comoveu pela dor de Maria e não pela morte de Lázaro. Porque Ele já sabia que Lázaro estava morto, e não tinha chorado, muito pelo contrário, ele tava todo animado pra vir e ressuscitar o cara, mas de repente ele se comove e chora. Ele chora assim que sente a dor e o desespero de Maria. Ele pode ter se perturbado, ou se irritado pela falta de fé dela. Maria parecia ter mais afinidade com Jesus como Messias(Lucas 10.39)enquanto Marta se preocupava em serví-lo bem como um convidado importante(Lucas 10.40). Talvez Jesus estivesse confiando mais na fé de Maria, para ressuscitar seu irmão, mas quando ele a viu sem esperanças ficou triste, por ver que até mesmo Maria não esperava mais por um milagre. O lamento dela pelo passado nos mostra isso. "Se o Senhor estivesse aqui, meu irmão não teria morrido." É quase como se ela dissesse "Isso é culpa sua!" Pelo menos é como eu receberia se chegasse no velório de um amigo próximo e os parentes dele me recebessem dessa forma "Se você tivesse chegado antes, ele estaria vivo!"
"Onde vocês o sepultaram?" perguntou Jesus. "Venha ver, senhor." disseram eles.
À caminho do túmulo, enquanto Jesus chorava, os judeus diziam: "Veja, como ele amava Lázaro!" e outros diziam: "Logo ele que fez o cego enxergar, não conseguiu manter o amigo vivo." Quando ouviu isso, Jesus se perturbou novamente. Perceba como todas as pessoas aqui, estão se lamentando pela morte. Como era de se esperar num funeral comum. A questão é, até que ponto este era um funeral comum? Jesus estava ali, e já tinha declarado várias vezes que iria ressuscitar Lázaro, ele tinha viajado até Betânia só pra isso. Mas ninguém acreditou.
Quando Deus permite que algo aconteça, ou faz com que algo aconteça, pra que se cumpra Sua vontade, devemos nos concentrar no que Ele fará da situação e não ficar reclamando do que aconteceu. Quando chegaram ao lugar, Jesus mandou abrir o túmulo mas Marta disse: "Senhor, já o sepultamos há quatro dias. O corpo deve estar fedendo." Ainda bem que eu não sou Jesus, porque eu já teria perdido a paciência nessa fita. "MULHER, PÁRA COM ISSO! EU SOU DEUS! ME DEIXA FAZER MEU TRABALHO! SENÃO EU LARGO ESSE CADÁVER AQUI E VOU EMBORA!"Ainda bem que não sou. Jesus respondeu: "Eu não te disse que, se crer, você verá a Glória de Deus?" Jesus fala de forma irônica em várias partes dos Evangelhos, mas é um tanto incomum vê-lo usando de ironia numa oração. Mas aqui ele não economiza: "Pai, eu te agradeço porque o Senhor me ouviu. Na verdade, eu sei que o Senhor sempre me ouve, Pai. Só estou falando isso agora por causa de algumas pessoas, que eu não vou dizer quem são mas estão aqui me ouvindo, que não acreditaram em mim. Pra que elas creiam que o Senhor que me enviou."
Essa oração de Jesus é pura e simplesmente pra expor a incredulidade daquelas pessoas. Nessa ocasião Ele se deu ao trabalho de fazer essa oração pra que eles viessem a ter fé. Tanto é que Ele não ora pedindo a Deus que ressuscite o morto. Ele simplesmente diz: "Lázaro, vem pra fora!" chamando o amigo que vem saindo do túmulo enrolado em panos como se tudo fosse uma brincadeira previamente combinada(e se eu fosse Jesus, nessa hora eu teria dito: "You've been Punk'd!"). Jesus mandou desamarrarem Lázaro e muitos que presenciaram a ressuscitação acreditaram em Jesus. Os discípulos foram omissos, as irmãs desacreditaram, e no final das contas, de todos eles, o que estava menos morto era Lázaro.
E você, está vivo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário