segunda-feira, 9 de abril de 2012

116th station_DEAD2-MARTHA JOHN 11.17-27



Apesar de toda a "boa vontade" dos discípulos em seguir Jesus até Betânia, eles foram. E é bem provável que tenham ido com as palavras de Tomé ecoando em suas cabeças. "Vamos também nós para morrer com ele!" Realmente, não é o que chamaríamos de 'palavra de incentivo'. E eu digo isso porque eles não se manifestam no restante do ocorrido. Acredito que eles foram com Jesus, mas deviam estar bastante preocupados com as ameaças de morte contra Jesus. João estava lá e nos escreve o que viu, mas não temos nenhum registro sobre os discípulos nesse texto. Eles estavam preocupados com as circunstâncias, como qualquer um de nós provavelmente estaria. Jesus já tinha tudo planejado e pretendia "acordar" Lázaro, mas seus amigos não tinham entendido o propósito da visita, e achavam que era arriscado demais voltar pra Judéia só por causa de um funeral.
Imagino que Lázaro devia ser um bom irmão, e cuidava de suas irmãs. E imagino isso porque quando ele morreu apareceu judeu de tudo que é canto pra consolar as suas irmãs. Qual era a verdadeira intenção desse "consolo" eu não sei, nem me cabe julgar, mas eu não posso ser tão ingênuo a ponto de pensar que nenhum deles estava lá tentando cantar as duas moças já que o homem da casa tinha morrido.
Quando Jesus chega perto de Betânia, aldeia de Lázaro(depois de alguns dias de viagem, além dos dias que ele esperou propositalmente antes de partir, mesmo depois de saber que Lázaro estava doente à beira da morte), Lázaro já estava sepultado há quatro dias. Jesus perdeu o velório e o enterro, mas não chegou tarde demais pra ressucitação. Assim que ficou sabendo que Jesus estava vindo Marta saiu da aldeia pra encontrá-lo. "Senhor, se você estivesse aqui, meu irmão não teria morrido! Mas sei que, apesar de tudo, tudo o que você pedir, Deus te dará." E Jesus respondeu: "Marta, seu irmão vai ressuscitar." Marta não entendeu exatamente o que Jesus queria dizer com isso. Ela entendeu suas palavras, mas talvez estivesse evitando expectativas. Ela deve ter pedido pra avisarem Jesus sobre a doença do irmão, na esperança de que Jesus viria para curá-lo. Mas ele não veio. Ela entendeu suas palavras, mas resistiu em compreender o seu significado. "Sim, senhor. Eu sei que Lázaro vai ressuscitar no último dia." Jesus insistiu num aspecto mais espiritual da conversa, ele queria que Marta acreditasse nEle como Filho de Deus, queria que ela tivesse esperança no presente. A presença de Jesus ali, deveria despertar esperança em Marta, mas ela não conseguia enxergar além das circunstâncias. Para ela, Jesus estava atrasado e Lázaro estava morto, só restava lamentar a perda.
"Marta, eu sou a ressurreição e a vida. Quem crer em mim, mesmo que morra, viverá. E quem vive e crê em mim não sofrerá a morte eterna. Você acredita nisso, Marta?" Jesus estava investindo mesmo. Ele já iria ressuscitar Lázaro de qualquer forma, mas antes de fazê-lo, ele queria que Marta entendesse que a vida espiritual e a morte espiritual eram muito mais importantes do que a vida natural e a morte natural. Jesus queria que Marta tivesse fé, crendo que Jesus poderia trazer seu irmão de volta à vida enquanto ele ainda estava morto. Mas ela desconversou: "Sim, Senhor, eu creio que você é o Cristo, filho de Deus que devia vir ao mundo." E Jesus pensou: "Mas não foi isso que eu te perguntei, garota."
Ela disse a verdade, Jesus é mesmo o Filho de Deus que veio salvar o mundo. Mas essa não era a resposta certa naquela hora. Quando Deus te faz uma pergunta, mudar de assunto e sair correndo não é uma boa opção. E ela fugiu. Naquela hora ela acreditou mais na morte que estava em Lázaro do que na vida que estava em Jesus.
A esperança de Marta, estava tão morta quanto seu irmão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário