quinta-feira, 5 de abril de 2012

115th station_DEAD1-LAZARUS JOHN 11.1-16


Apesar de ser malvisto por muitos, Jesus tinha amigos. Pessoas que realmente gostavam dele, com quem ele se identificava e gostava de estar junto. Havia uma família em especial, que conhecemos nas Escrituras. Três irmãos que eram muito amigos de Jesus, Lázaro, Marta e Maria.
Pouco depois de ter se afastado do centro das cidades, por causa da investida dos judeus para apedrejá-lo, Jesus recebeu a notícia de que Lázaro estava muito doente. Mas Jesus disse: "Ok, mas essa doença não é pra morte, ela é pra que o Filho de Deus seja glorificado" Mas apesar de amar muito os irmãos, Jesus ainda se demorou dois dias onde estava. Só depois que falou pros seus discípulos: "Amigos, vamos voltar pra Judéia!" "O quê? O Senhor ficou louco?! Ontem mesmo os caras tavam querendo te matar, e agora quer voltar pra lá?!" Eu entendo o medo deles, não só pelas suas vidas, mas pra proteger seu mestre. Realmente parecia uma viagem arriscada e talvez os discípulos não estivessem achando que valeria a pena se expor tanto. Aliás, não sabemos aqui, se os discípulos também estavam sabendo da doença de Lázaro. Mais uma vez, Jesus responde com enigmas. "A claridade do dia dura doze horas, certo? Quem anda de dia sabe por onde vai, e por isso não tropeça. Mas se alguém que não tem luz própria tenta andar a noite tropeça e cai porque anda em trevas e não enxerga onde pisa." Alguns dias antes, Jesus tinha dito a eles "Enquanto estou no mundo, eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida." (João 9.5 e 8.12) Jesus estava tentando encorajá-los. "Olha só, vamos ter cuidado, vai dar tudo certo. Se estiverem comigo, não vão tropeçar. Vamos?!" Mas eles não assimilaram. Jesus continuou: "Tudo bem, Lázaro está dormindo e eu vou até lá pra acordá-lo." E talvez mesmo depois disso, os discípulos sem entender muito bem a situação (continuaram olhando com cara de "E daí, não vale o risco, Senhor!") e responderam: "Bom, se está dormindo então está tudo bem, mestre! Deixe ele dormir." Jesus teve que completar a informação: "LÁZARO MORREU!"[e Pedro, imediato como sempre, deve ter dito "Senhor, meus sentimentos."]. Essa parte acaba sendo meio bizarra, mas muito interessante. Depois de dizer que Lázaro estava morto Jesus diz: "E fico feliz de não estar lá com ele, por causa de vocês, pra que creiam. Agora vamos até ele." Então Tomé disse aos outros discípulos: "Isso, vamos lá morrer com ele!" Isso mostra que os discípulos não estavam muito confiantes. Algumas versões dizem que ele se referia a ir morrer com Jesus. Pra mim ele estava sendo irônico.
"Lázaro está morto, estão querendo matar Jesus, e nós vamos sair por ai de bobeira. Que ótimo, vamos todos morrer como Lázaro!"
Jesus ofereceu confiança e segurança. Os discípulos o seguiram, mas dá pra perceber que não estavam muito seguros. Quem anda de dia não tropeça. Quem tem luz própria, não tropeça mesmo de noite. Eles estavam sim preocupados com os judeus que queriam matar Jesus, mas talvez, isso revele o que realmente estivesse no coração deles. Não estavam confiantes. Nem neles mesmos, nem em Jesus. A dependência de Cristo faz que com confiemos, não em nós mesmos, mas nEle. Crendo que Ele é fiel e justo. Independente da circunstância, estaremos seguros, enquanto estivermos nEle.

Vivo ou morto?

Nenhum comentário:

Postar um comentário