quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

109th station_WILL JOHN 9.1-12


Os judeus acreditavam que o pecado dos pais traria maldição aos filhos, e que o sofrimento causado pelo "pecado hereditário" era um castigo justo, sendo assim não havia outra alternativa senão conformar-se com ele.

No tempo da Festa de tabernáculos, Jesus estava andando e viu um homem cego de nascença. Seus discípulos logo vieram lhe perguntar:
–Mestre, esse homem é cego desde sempre. De quem é a culpa? Quem foi que pecou pra que ele recebesse este castigo, ele ou seus pais?
–Não tem nada a ver. Isso não é castigo pelo pecado dele ou dos pais, mas é para que se manifestem nele as obras de Deus. É importante que a gente faça o que tem que fazer enquanto é dia, porque a noite está chegando, e de noite ninguém pode trabalhar. Enquanto eu estou no mundo, eu sou a Luz do mundo.
Quando terminou de dizer isso, Jesus cuspiu no chão, e fez lama com cuspe e terra. Daí passou nos olhos do cego(Não tentem fazer isso em casa)e disse:
–Vai até o tanque de Siloé e se lave.
Parece muita sacanagem. O cara tá de boa, Jesus vem, passa cuspe na cara do coitado e ainda manda ele ir sozinho até a fonte se lavar. Se tirarmos alguns detalhes, essa história poderia muito bem ser um quadro no Joselito no programa Hermes e Renato. Mas o que faz a diferença nessa situação toda são esses detalhes. Detalhes como por exemplo o cara ser Jesus, o Deus-homem. Ainda assim, até aqui parece muita sacanagem. Mas a história segue.
Ele foi, se lavou e voltou vendo. Então, seus vizinhos e as pessoas que o conheciam de vista começaram a se perguntar:
–Esse rapaz aí não é aquele mendigo cego que ficava pedindo esmolas?
–Sim, é ele mesmo!
–Não, aquele moleque era cego, esse não é. Deve ser só um cara parecido.
Mas ele dizia:
–Sô eu!
–Ah é? E como é que agora você consegue enxergar(Por acaso estava nos enganando esse tempo todo, desgraçado!)?
–Um cara chamado Jesus fez lama, passou nos meus olhos e me disse pra ir me lavar no tanque de Siloé. Eu fui, me lavei e agora estou vendo!

É fácil procurar um motivo e se isentar da culpa. A dúvida dos discípulos não tinha como objectivo ajudar o homem. Jesus já tinha curado outras pessoas antes, eles sabiam que ele era capaz de curar esse cego, mas não se importaram em curá-lo. E talvez a pergunta deles fosse apenas pra mostrar "Oha só, os pais dele pecaram, Deus castigou, azar dele." ou então "Tá vendo, Deus é justo, ele pecou e por isso é cego, bem feito! Fazer o quê?". Essa cura nos ensina sobre pecado, mas de uma outra forma. Russell Shedd escreveu "A cura do cego de nascença expõe o problema básico do pecado e sofrimento com o pano de fundo do debate sobre a identidade de Jesus. O sinal soluciona um problema de nascença, o que o pecado também é." Paulo diz em Romanos 5.12-14 que "Adão pecou e por isso todos os seus descendentes se tornaram pecadores" Nesse caso existe sim uma doença hereditária, da qual todos sofremos, o pecado. Mas Paulo também diz "Da mesma forma, pela obediência de Cristo todos os pecadores podem ser justificados". Sendo assim, por sermos filhos de Adão(humanos)somos todos pecadores por natureza(sem contar nossos pecados por consciência), mas através da justificação pelo sacrifício de Jesus somos perdoados e aceitos.
Enquanto os discípulos estavam preocupados em descobrir a causa da doença Jesus curou o homem, enquanto estavam procurando alguém pra levar a culpa pelo problema Jesus foi a solução. "Quem é o responsável por isso?" "Não importa, o que importa é resolver o problema." Muitas vezes, perdemos muito tempo tentando entender uma situação, um problema, uma adversidade, ao invés de ir logo e resolver a coisa toda. Jesus mostrou que a cura é mais importante. Que o perdão é mais importante. Não interessa quem fez, ou o que fez. Nada é mais importante do que o cumprimento da vontade de Deus.

–E cadê esse cara?
–Sei lá(nunca vi).

Nenhum comentário:

Postar um comentário