quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

110th station_BLIND JOHN 9.13-34


"Será que uma mãe pode esquecer do seu bebê que ainda mama ou não ter compaixão do filho que ela gerou? Embora ela possa se esquecer, eu não vou me esquecer de você"
Isaías 49.15
"Pode uma mãe esquecer seu filho? Mas, ainda que o esqueça O Senhor não se esqueceu de mim"
Patrício Rejas - Boas Recordações

Uma família estava em um restaurante, quando de repente veio alguém da cozinha gritando que tudo ia pegar fogo e explodir. No desespero, o casal correu, a mulher saiu primeiro, esqueceu e deixou o bebê lá dentro. O marido lembrou... Depois resolveram tudo e nada incendiou ou explodiu. Não lembro se voltaram pra terminar de comer depois do susto, mas do jeito que minha mãe não gosta de desperdiçar comida, é bem capaz que tenham voltado. E foi assim que eu fui esquecido pela minha mãe num possível incêndio. (Ela não fez por mal)
"Mãe" acabou virando um termo que usamos quando queremos falar de aceitação. "coração de mãe sempre cabe mais um" "mãe perdoa tudo" "casa da mãe joana"(essa Joana foi rainha de Nápoles, regulamentou os bordéis e foi acusada de conspiração, acho que ela era bem tolerante e liberal). Engraçado também como tem criança que diz "você não é minha mãe" mas não respeitaria nem se fosse a mãe mesmo, ou seja, não obedece ninguém. Ser mãe deve ser difícil, mano. Mas não ter uma boa mãe deve ser pior ainda.

–Maldição, esse tal Jesus fica causando alvoroço no sábado, o que será agora?
–Esse rapaz, era cego e agora está vendo. Disse que foi Jesus quem o curou!
E trouxeram o rapaz diante dos fariseus.
–Ei, você! Então, nos conte o que aconteceu? Como foi que você começou a ver?
–Ele passou lama nos meus olhos, eu me lavei e estou vendo.
Os fariseus começaram a discutir:
–Ele curou no sábado? Mas que desrespeito, esse homem não é de Deus.
–Mas se ele é pecador como dizem, como pode fazer esses milagres?
E perguntaram ao rapaz:
–Ele te curou, então o que você diz a respeito dele? Que acha que ele é?
–Eu? Eu acho que ele é um profeta!
–Mas que mentira, se pá que esse muleque nem era cego nem nada!
Ficaram nessa discussão até que os fariseus mandaram chamar os pais do rapaz.
–Esse é o filho de vocês? Por acaso ele nasceu cego?
–Sim, esse é nosso filho e nasceu cego. Mas não sabemos como ele pode enxergar e nem sabemos quem foi que curou ele. Pergunte a ele mesmo, já é bem grandinho e pode dar conta de si mesmo. Ele não é nossa responsabilidade.
Os líderes judeus tinham decidido que quem confessasse publicamente que Jesus era o Cristo(messias) seria expulso da sinagoga. Por isso, os pais não quiseram defender a cura do filho.
Agora eu te pergunto(e escolherei bem minhas palavras) "Que diabos de pais são esses?"
Eles viram o filho curado, não duvidavam da cura dele. Eles deviam ter passado por várias dificuldades por terem um filho cego. Sem contar, que pela tradição judaica, o filho é quem seria o responsável pelos pais quando envelhecessem, tendo que sustentá-los e cuidar deles até a morte. Sendo assim, a cura desse rapaz deveria ser o motivo de maior alegria pra esse casal(de bundões), mas não foi. Eles preferiram o prestígio dos religiosos. Preferiram desfrutar dos privilégios na sinagoga do que celebrar um filho curado. Não tiveram coragem de defender o próprio filho, mesmo sabendo que a cura iria mudar sua vida.
–Mas que droga, esses dois não ajudaram em nada. Tragam o moleque aqui outra vez!
–Hey, você, venha cá!
–Que é?
–Escute aqui, rapaz, pare de dizer por aí que foi esse Jesus quem te curou! Ele é um pecador e impuro! Se alguém te perguntar, diga a verdade, foi Deus quem te curou!
–Se ele é pecador eu não sei, só sei que eu era cego e agora eu vejo.
–(Desgraçado...)O que ele te fez? Como abriu teus olhos?
–Po, eu já disse! Por que não prestam atenção no que eu digo? Querem ouvir outra vez? Por acaso vocês querem ser discípulos dele, é?
–Discípulo dele é você!–gritaram os fariseus–Nós somos discípulos de Moisés! Deus falou com Moisés, mas esse aí, nós nem sabemos de onde vem.
–Pois isso é que é de se admirar, não? Vocês dizem que são os mestres, entendidos de tudo sobre Deus e não sabem nada sobre esse cara, mas ele me curou(ponto pra ele). Nós sabemos que Deus não atende os pecadores, mas se alguém que o teme ora, Deus atende. E eu nunca tinha ouvido falar de alguém que curou um cego de nascença. Se esse homem não fosse de Deus, não poderia ter feito nada disso.(Não é?!)
–Ah, cale a boca! Você que já nasceu cheio de pecado vem querer nos ensinar?! Vá embora daqui!

Eu fico pensando, Esse cara comprou briga com a própria família, com seus vizinhos, com os líderes da sua sociedade, pra defender uma experiência. Ele era prova incontestável do poder de Jesus para curar e fazer milagres, mas ainda assim, muitos se recusaram a acreditar. Ainda assim, as pessoas mais próximas dele se recusaram a acreditar. Seus pais, seus amigos, conhecidos, todos deram as costas pra esse homem. Um dia um amigo me disse "Não acredito em nada do que as religiões dizem. A única coisa que posso acreditar é minha própria vida, porque eu posso provar pra mim mesmo que ela é de verdade" Muito parecido com o que Russell Shedd escreveu "Quando o rapaz diz 'eu era cego e agora vejo' está mostrando a distinção absoluta entre as trevas e a luz. Quem 'vê' não precisa de mais provas. Toda discussão e debate não convencem como a experiência". Esse cego foi esquecido pelas pessoas que estavam mais próximas. Mas foi lembrado pra sempre diante de Deus através da obra de Jesus, graças a sua experiência pessoal com Cristo.
Experimente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário