terça-feira, 10 de janeiro de 2012

101st station_CIRCUMCISION JOHN 7.14-24


Jesus subiu à festa em Jerusalém escondido. Enquanto o povo tumultuava ao redor dos seus discípulos e irmãos querendo saber onde ele estava, Jesus foi ao templo e começou a ensinar. Os judeus se admiravam com seus discursos, já que Jesus nunca estudou em escola rabínica. "Como pode conhecer as Escrituras sem ter estudado?"
A missão de Jesus era estender o Reino de Deus na Terra, levando as pessoas a adorar em espírito e em verdade. Mesmo sendo Deus(filho), Jesus se referia ao Pai como Deus. Embora fosse onisciente como parte da Trindade, Jesus atribuiu o mérito do seu ministério ao Pai, dando glória a Ele em tudo.
"O meu ensino não é meu, mas daquele que me enviou. Se alguém quiser fazer a vontade de Deus conhecerá a respeito da doutrina, se ela vem dele, ou se o que falo é fruto da minha imaginação. Quem fala por si mesmo está procurando receber glória, mas quem procura a glória de quem o enviou é verdadeiro, e nele não há injustiça."
Jesus enfatizava a "imparcialidade" da sua mensagem. Ele pregava a verdade, a Palavra de Deus é a verdade(o fato da verdade estar a favor de Deus é outra história). Os mestres da época pregavam as Escrituras buscando se beneficiar diante do povo, Jesus anunciava(conscientemente)as verdades que seriam o motivo do seu assassinato. O alvo da sua pregação era trazer a luz, mesmo que isso significasse sua morte. Ele sabia que Deus era glorificado com a pregação da verdade, então pregava a todo custo. Como homem, buscar a glória de Deus era sua paixão.
"Moisés não deu a Lei pra vocês? Mas nenhum de vocês conhece as Escrituras. Por que vocês querem me matar?
"Tá endemoninhado, seu maluco?! Quem é que está querendo te matar?" (mais tarde, no verso 25 eles serão desmentidos)
"Pela Lei vocês guardam o sábado sem nenhum tipo de trabalho, certo? Também pela Lei vocês circuncidam seus filhos para purificação. E mesmo que seja sábado, vocês violam o sábado e cumprem o ritual da circuncisão. Se um homem pode ser circuncidado no sábado pra não violar a Lei de Moisés, por que vocês estão indignados por eu ter curado um homem por completo num sábado? Não julguem pela aparência, mas pela reta justiça."
Os rabinos acreditavam que o ritual da circuncisão servia para curar parte do corpo daquele que era circuncidado(qual seria essa parte, hein?), quão mais importante foi a cura completa que Jesus cumpriu na vida daquele homem(João 5.9). Jesus buscava estabelecer o Reino, restaurando vidas para Deus e ensinando os restaurados a se relacionar com o Pai. A vontade de Deus se revela de várias formas, mas é infinitamente superior ao que poderemos imaginar. Conhecemos seu caráter pela Lei, conhecemos seu amor pela graça.

"Deus prefere ser compassivo em lugar do cumprimento meticuloso da lei" Russell Shedd

Nenhum comentário:

Postar um comentário