quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

105th station_MERCY JOHN 8.1-11


Quantas vezes você já falhou com alguém? Desapontou, decepcionou, traiu? Quantas vezes foi prejudicado? A gente vive num mundo ruim, tão ruim quanto nós mesmos. E mesmo sabendo que o mundo é mau porque nós somos maus, volta e meia acabamos nos surpreendendo com um "nível superior" de maldade("Oh, que horror, abusou da criança!" "Que cretino, estuprou a moça." "Que cruel, ela matou um cachorrinho" "É um absurdo, roubou dinheiro público!"), enfim. A gente fica indignado facilmente com tanta coisa, e deixa passar tantas outras coisas como se nem tivessem acontecido. É fácil se admirar e se escandalizar com o erro do outro, porque é fácil julgar o outro. É fácil ignorar e ocultar nosso pecado, continuar vivendo como se nunca tivesse acontecido, mesmo sem se arrepender, confessar, resolver. "A grama do vizinho é sempre mais verde. O pecado do vizinho é sempre mais sujo"
Um dia Jesus estava no templo ensinando, quando os escribas e fariseus apareceram trazendo uma mulher.
–Mestre, essa mulher foi flagrada em adultério. A Lei de Moisés nos diz que ela deve ser apedrejada. O que você diz sobre isso?
E Jesus não disse nada. se abaixou e ficou escrevendo no chão com o dedo.
–Vamos, diga alguma coisa! O que devemos fazer com ela?
De acordo com Deuteronômio 22.22-24 Se um cara transasse com uma mulher casada, os dois deveriam ser mortos à pedradas, o cara por ter cobiçado a mulher do proximo e a mulher por ser uma vadia. Se um cara transasse com uma moça virgem comprometida na cidade, os dois deveriam ser mortos à pedradas, o cara por ter cobiçado a mulher do outro, e a mulher por não ter gritado pedindo ajuda(ou seja "se deixou levar na brincadeira"). Se um cara estuprasse uma virgem comprometida longe da cidade, ele deveria ser morto, por ter estuprado a moça, mas ela seria livre de culpa porque não tinha ninguém pra socorrer. Se um cara transasse com uma moça solteira, deveria pagar o dote e se casar com ela. Resumindo, num flagrante de adultério, a mulher nunca seria morta sozinha. Se a mulher ia morrer, o cara também seria apedrejado. É bem possível que essa moça não tava fazendo sexo sozinha. Mas por algum motivo, não trouxeram o 'Ricardão' pra ser executado(e eu não acho que ele tenha ficado na cama fumando um cigarro). Tava tudo errado nessa cena. Eles nem tavam preocupados em matar a mulher, eles queriam mesmo era acusar Jesus de ser contra a Lei de Moisés(caso poupasse a moça)ou contra a lei civil(caso a condenasse sem passar por tribunal romano).
Alguns dizem que Jesus estava escrevendo na areia os pecados daqueles escribas e fariseus, outros dizem que ele estava escrevendo o trecho da lei de onde dizia que no flagrante o homem e a mulher deveriam ser trazidos a julgamento. Mas talvez ele só estivesse treinando o jogo-da-velha sozinho pra passar o tempo enquanto os judeus gritavam por bobagem.
–E então, mestre? O que fazemos com ela?
Jesus de saco cheio, parou de escrever, levantou e respondeu:
–Aquele de vocês que não tem nenhum pecado, pode dar a primeira pedrada.
(...e se abaixou pra terminar o joguinho)
Quando os judeus ouviram a resposta de Jesus, se sentiram acusados pela própria consciência e foram desistindo da idéia de apedrejar a mulher. Os mais velhos foram largando suas pedras, então os mais novos, até que todos foram embora.
(...ih, deu velha!) Jesus levantou novamente e viu que somente a mulher tinha ficado ali:
–Ei, moça. Onde estão aqueles que estavam te acusando? Ninguém te condenou?
–Ninguém, Senhor! Respondeu a moça, provavelmente chorando e saindo do choque.
–Bom, eu também não te condeno. Se cuida. Vai e não peque mais.
Cara, eu imagino a emoção dessa mulher. Eu leio esse texto e fico emocionado, imagine ela. Pra mim, essa passagem fala muito sobre a misericórdia e a graça de Deus. Fala sobre o amor que supera o castigo. Sobre não receber o castigo que merece. Sobre receber o perdão que não merece. O pecado dessa mulher escandalizou muita gente. Naquela hora, ela não tinha nem como se justificar, pelo pecado dela, ela merecia ser castigada. Ela sabia que estava errada, que não tinha chance de ser absolvida. Mas Jesus aparece. E Jesus muda a sorte dessa mulher pra sempre. Jesus mostra que o perdão é maior que a culpa. Que o amor é maior que o pecado. Que a graça sobrepõe a Lei. Que Deus é maior.
Que a gente possa prosseguir, sem pecar. Conscientes de que se/quando pecarmos, Ele é amorosamente fiel e graciosamente justo pra nos perdoar os pecados e purificar de toda injustiça.
Vá e não peque mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário