segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

104th station_REJECT JOHN 7.40-44


Com esse papo sobre água e tudo mais, pela autoridade com que Jesus falava, muitos acreditaram nele. Embora ainda rolasse uma certa discussão a respeito da origem do Messias, muitos deles creram que Jesus era o Cristo, escolhido e enviado por Deus para libertar seu povo. Os que criam o seguiam, os que não criam, mandaram prendê-lo, simples assim. Quando perceberam que sua posição estava em risco, os fariseus e saduceus disseram aos guardas locais que prendessem Jesus(João 7.32). Quando os guardas chegaram, ouviram o que Jesus estava dizendo. Não precisou muito pra que eles fossem convencidos por suas palavras e desistissem da idéia de prendê-lo. Quando voltaram aos líderes judeus de mãos vazias, tiveram que se explicar de alguma forma.
–Onde ele está? Por que não o trouxeram?
–Ninguém nunca falou como esse homem.– Responderam sinceramente os oficiais. –Muitas pessoas na cidade estão maravilhadas com o que ele tem ensinado.
–Será que vocês também foram enganados? Por acaso alguém entre as autoridades acreditou nesse mentiroso? Por acaso algum fariseu acreditou nele? São pessoas comuns, ignorantes. Pobres malditos, não conhecem nada da Lei.
Os lideres judeus se achavam infinitamente superiores ao restante do povo. O judeu comum não tinha acesso às Escrituras, muito do que sabia eram tradições ensinadas pelos antepassados, ou citações da Lei que ouvia nas cerimônias religiosas. Apesar de não serem experts, se deixaram ser tocados pela verdade de Deus através de Jesus. Creram em Jesus, isso os tornava sábios aos olhos de Deus. Como Nicodemos.
Nicodemos era aquele velho que tinha ido falar com Jesus sobre "nascer de novo". Ele era um dos fariseus, e estava presente nessa ocasião. Embora ainda não tivesse declarado sua fé em Jesus aos seus colegas fariseus, Nicodemos tentou conduzí-los à um raciocínio através da pópria Lei:
–Esperem. Por caso, nossa lei julga um homem sem antes ouvi-lo e saber o que ele fez?
–Pelo amor de Deus, Nicodemos! Será que você também vêm da Galiléia? Estude a Lei e vai ver que não existem profetas na Galiléia!
E cada um foi pra sua casa.
A situação de Nicodemos era mesmo delicada. Como fariseu, ele conhecia as Escrituras. Como judeu, ele esperava pelo Messias. Como pecador, ele creu na redenção em Cristo. Em um determinado momento eu acho que houve conflito entre esses três fatores. Ele não podia assumir publicamente que cria em Jesus, também não conseguia mais enxergar sua vida da mesma forma depois de ouvir Jesus falar sobre o pecado que está em todo homem, sobre a necessidade do arrependimento e conversão(novo nascimento) e sobre o amor de Deus em favor da restauração da humanidade como família de Deus. Nesse momento, sua condição é bastante complicada. Embora seu argumento fosse totalmente válido os outros líderes judeus estavam tão cegos pelo odio e rejeição à Jesus que violaram a própria lei que defendiam.
Estavam tão preocupados com sua religiosidade que rejeitaram a ação direta de Deus, ignorando sua oferta de reconciliação através de Jesus. Enquanto os pobres, ladrões, prostitutas e viciados abriram seus corações para o Evangelho. Rejeitado pelos socialmente aceitos, aceito pelos socialmente rejeitados.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo ótimo trabalho Match!
    Eu rio as vezes com essa linguagem contemporânea dos personagens auhsuahus
    Belas ilustras, ótima inspiração!
    O Senhor te abençoe!

    ResponderExcluir