sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

103rd station_JELLYFISH JOHN 7.37-39


–Água-viva: Designação comum a várias espécies de cnidários marinhos de corpo mole e transparente, providos de tentáculos com células urticantes.
–Água viva:
água que brota de uma fonte ou nascente e corre em grande quantidade
–Água viva: Termo usado por Jesus para se referir a ação contínua do Espírito Santo na vida do cristão.

Quando Moisés liderava o povo de Deus, da saída do Egito até a Terra Prometida, Deus realizou vários sinais e milagres através dele. Estes sinais tinham vários objetivos, ora livrar o povo, ora alimentá-los, ora curá-los, ora manifestar o poder de Deus e revelar aos homens sua Glória. Em Êxodo 16 vemos Deus enviando o maná para alimento do povo. Depois, no capítulo 17 vemos Deus providenciar água para o povo.
As pessoas começaram a reclamar que no Egito tinham pão, então Deus disse à Moisés como proveria pão pra Israel. Depois começaram a reclamar que no Egito tinham água e Deus diz a Moisés o que fazer. O pão(maná) veio do céu, pelo próprio Deus, sem ação humana. Mas para a água, Deus ordenou à Moisés que batesse numa rocha com seu cajado e então a água brotaria da rocha. Eu gostaria de comparar o pão à Palavra de Deus, que vem do próprio Deus aos homens, para servir de alimento espiritual. Jesus disse em João 6.31-35 que Ele mesmo era o pão vivo que desceu do céu e Ele mesmo faz uma comparação com o maná. Mas com a água é um pouco diferente.
Mais tarde, no livro de Números capítulo 20 o Povo reclama novamente, e Deus ordena Moisés que fale à rocha, e dela jorrará água. Mas Moisés se estressa com o povo, e sem paciência acaba batendo na rocha duas vezes com o cajado. Sobre esse texto, Russell Shedd escreveu "A rocha aqui é uma figura de Cristo. Foi ferido uma vez para nós(na cruz), e agora só nos resta a oração da fé, pela qual entramos em contato com Ele. A rocha já tinha sido ferida uma vez, e daí o significado especial de apenas 'falar' para a Rocha."

Durante a Festa de Tabernáculos a água era um elemento muito importante. Todos os dias um jarro de ouro com água do tanque de Siloé era derramado em oferta a Deus. Agora estamos no último dia da festa, o dia mais importante. Jesus se levanta e diz: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, com diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva.
Mais uma vez, Russell Shedd comenta "Jesus já havia declarado que cumpriria o significado do milagre do pão em João 6.31-35. Agora afirma que na sua pessoa o segundo grande milagre de Moisés será cumprido. Cristo se apresenta como a Rocha da qual a água salvadora flui." Jesus era a fonte da água viva, e prometeu que aqueles que "bebessem da sua água" teriam em si, rios de água viva. Ele já tinha falado sobre isso com a mulher em Sicar(João 4.14), agora estava afirmando novamente. Jesus disse isso se referindo ao Espírito que aqueles que cressem nele receberiam. A obra de Cristo é completada pela continuidade do Seu Espírito em nós. Jesus é a água viva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário