terça-feira, 6 de dezembro de 2011

91st station_TRUSTWORTHY JOHN 5.34-37


É comum ver pessoas se gabando sobre si mesmas. Procurando expor razões que as tornem cada vez mais confiaveis, sendo consumidas pelo egoísmo. Enfim, pessoas como eu e voce. Quer dizer, quem não gosta de ser levado a serio? Até mesmo quando está contando uma historia que parece mentira(nesse caso, mais ainda)é bom que suas palavras tenham crédito. Jesus não sofria disso. Suas palavras tinham crédito e ele era totalmente confiável. As pessoas que ouviam seus ensinamentos diziam que ele ensinava com autoridade, diferente dos escribas e fariseus. Ele agia pela vontade de Deus, buscando a gloria de Deus, anunciando o Reino de Deus. Jesus é confiável porque a medida da sua justiça, do seu caráter, da sua ética não era humana, era divina. Mas essa credibilidade toda trouxe a ele novos problemas. O povo cria nele e o seguia, os religiosos se viam ameaçados pela sua autoridade(com razão).
Uma coisa interessante que me ocorre agora, talvez os religiosos se sentiam tão intimidados por Jesus porque sabiam que suas palavras eram mais confiaveis que as deles. A relação do povo com os religiosos era de respeito e sujeição, mas com Jesus era admiração e simpatia. As pessoas se identificavam com a forma como Jesus se relacionava com o Pai. Embora nenhuma delas conhecesse Deus como Pai, a maneira pratica e pessoal com que Jesus falava sobre o Deus e seu Reino tornava O Senhor muito menos distante e isso cativava as pessoas. O Deus invísivel estava se manifestando aos seus filhos através do Messias. O relacionamento direto que seus antepassados rejeitaram no deserto estava sendo instituido pelo Filho de Deus.

"Eu não aceito testemunho dos homens(pois não busco o seu reconhecimento), as coisas que digo, digo para que voces sejam salvos. João Batista era como uma lâmpada, e voces se alegraram com a luz dele por um tempo, mas meu testemunho é maior que o de João. Porque as coisas que meu Pai me confiou a fazer eu faço. E essas coisas que faço testemunham que o Pai me enviou. O Pai que voces desconhecem, pois nunca ouviram sua voz e nunca o viram." João 5.34-37

"As coisas encobertas pertencem ao Senhor, mas as coisas reveladas nos pertencem[...]"Deuteronomio 29.29

Deus havia estado encoberto por muito tempo, mas decidiu se revelar. Sua revelação nos pertence, Ele se deu por nós. Ele é nosso Deus.
.M

Nenhum comentário:

Postar um comentário