quinta-feira, 26 de maio de 2011

61st station_LIGHT JOHN1.6-9


Surgiu um homem enviado por Deus, chamado João (Jo 1.6)
Esse Joao aqui, eh Joao Batista, primo de Jesus, e nao o apostolo Joao(autor desse evangelho). O evangelho de Lucas e o evangelho de Joao o chamam apenas de Joao, em Mateus e Marcos ele eh chamado Joao Batista. Entretando, sabendo que ele era chamado de "Joao Batista" gostaria de ressaltar a importancia da palavra "Batista" aqui. Batista nao era o sobrenome de Joao, ele era chamado assim pelo que fazia. Era como chamar "José o carpinteiro". Nao era seu "nome" mas representava quem ele era. Ele pregava o batismo pro arrependimento de pecados(Mateus 3.11), mas havia algo diferente em sua pregaçao. A lei de Moises, de certa forma, tambem pregava o arrependimento e a expiaçao dos pecados pelos sacrificios, consequentemente, os religiosos daquele tempo, tambem ensinavam "arrependimento". Eu, particularmente, creio que o que convencia e impelia as pessoas na pregaçao de Joao, era o seu proprio arrependimento. Era a maneira como ele mesmo encarava seu pecado. Eu digo isso, pelos versiculos seguintes:
"Ele veio como testemunha, para testificar acerca da luz, a fim de que por meio dele todos os homens cressem" Como eu disse no post anterior, a "LUZ" era a "VIDA" que estava em Jesus. Mas como Joao serviria de testemunha da luz, se Jesus ainda nao havia se manifestado como o Cristo?! Sobre o que ele testemunharia, se Jesus ainda nao havia iniciado seu ministerio?!
A vida de Joao estava totalmente comprometida a cumprir seu proposito, e eu creio que esse comprometimento dele com o Reino de Deus era o que testemunhava sobre Jesus. Joao anunciava a vinda do messias, o batismo com Espirito e com fogo, a chegada do Reino dos Céus. Enquanto Joao profetizava, anunciando coisas que haviam de acontecer, sua vida e seu testemunho transmitiam confiança aqueles que ouviam sua pregaçao.
"Ele próprio não era a luz, mas veio como testemunha da luz. Estava chegando ao mundo a verdadeira luz, que ilumina todos os homens" (Joao 1.8,9) Joao nao era a luz, ele sabia que ele mesmo nao era o alvo de sua pregaçao, mas tinha consciencia da importancia do seu testemunho para o cumprimento do seu chamado, porque sabia que SUA VIDA APONTAVA PRA JESUS. Joao Batista sabia que nao era o messias, mas que mesmo assim, de alguma forma, sua missao era preparar e conduzir as pessoas ao encontro do messias, Jesus Cristo.
Eu creio que esse seja o papel da igreja hoje. Creio que como igreja devemos viver vidas que apontem pra Jesus, vidas que aproximem as pessoas a nossa volta da pessoa de Jesus. Especialmente, por vivermos em um "país cristao", embora numa "era pós-cristã", onde a grande maioria conhece a teoria do evangelho, a doutrina crista, as coisas que escandalizam a igreja, etc. A pregaçao do evangelho eh extremamente importante, sim(alem de ser uma ordem do proprio Senhor Jesus), mas eu percebo que precisamos mesmo eh de mais pessoas desejosas por serem como Jesus, do que pessoas falando sobre Ele. Muitos ja estao cansados de ouvir a igreja 'condenar' seus pecados. Precisamos que a igreja seja um refugio de pecadores que desejam se relacionar com Deus, e nao uma "sociedade secreta" cheia de pre-requisitos para ser aceito.
Joao Batista viveu intensamente, praticando o arrependimento, testemunhando com sua propria vida sobre a graça e o perdao de Deus.

Um comentário:

  1. Tai uma verdade que eu nunca tinha percebido atráves da vida de João Batista! Gostei match! ((:
    Que Deus continue usando a sua vida para poder revelar palavras assim para nós ou para mim mesmo ahhaha!

    ResponderExcluir