segunda-feira, 23 de maio de 2011

60th station_WORD JOHN1.1-5


Os primeiros versiculos do evangelho de Joao nos revelam um pouco sobre o misterio da trindade... Joao diz que no "principio(antes da criaçao)era o Verbo", ou seja, o verbo existia desde antes da criaçao. "O Verbo estava com Deus", mostra que Deus (pai) nao estava só, que esse Verbo estava com Ele. "O verbo era Deus"(v.1), como se o Verbo fosse parte de Deus, visto que, ao mesmo tempo pode SER DEUS e ESTAR COM DEUS. Joao esta contando uma parabola. O Verbo eh Jesus. A Palavra, a açao, a manifestaçao, o cumprimento daquilo que Deus diz. "Ele estava com Deus no principio"(v.2). Jesus fazendo parte da trindade durante a criaçao. Ha uma importancia em dizer que Jesus estava com Deus no principio, que eh o fato de que Jesus nao foi criado, mas sempre existiu, na eternidade como o proprio Pai. "Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez"(v.3). Nao sei como deve ter sido pra Jesus, criar um mundo, com as limitaçoes e necessidades, com as leis naturais, biologicas, quimicas e fisicas, as quais Ele mesmo futuramente se sujeitaria. As escrituras dizem que o "Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo" ( Apocalipse 13:8) entao talvez, Jesus, quando criou tudo, pensou que um dia estaria habitando na Terra. Eu creio que o plano de Deus sempre foi habitar na Terra com o homem, mas ha uma grande diferença entre habitar governando como Deus, e viver encarnado, sujeito ao universo que criou com todas as suas limitaçoes.
Imagino uma criança que planta uma semente no algodao. O cuidado que ela tem com sua sementinha, e a alegria produzida em seu coraçao, pelo resultado quando ela finalmente brota, sao absurdamente grandiosos para ela. Ela esta condicionando a vida. Esta participando e proporcionando, que sua criaçao se desenvolva saudavelmente. Apesar do merito e grandiosidade, a euforia dessa criança ainda eh infinitamente inferior ao sentimento que Deus tem por nos. Apesar de toda a alegria dessa criança, de sua empolgaçao com o brotinho, de ela achar nele beleza, mesmo sendo um pequeno "girino verde", se voce perguntasse a criança, se ela gostaria de viver como o brotinho, condicionada a realidade do brotinho, com as limitaçoes do brotinho, provavelmente a criança escolheria nao, e mesmo que escolhesse sim, quais seriam as chances de manter sua decisao apos 3 minutos como um broto de feijao?! Ainda assim, essa comparaçao eh nada perto do sacrificio e perda que Jesus sofreu por nos amar.
"Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens"(v.4). Aqui eu vejo mais uma parabola, que o proprio Jesus tambem usou, de que a LUZ representa a VIDA. A VIDA de DEUS, eh a LUZ que revela nossas vidas. "E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam"(v.5) A vida de Jesus, trouxe a luz aquilo que estava encoberto na vida das pessoas. Sua vida era a luz que brilhava sobre as trevas, nossas trevas.
Ate hoje, Jesus, a Palavra de Deus, traz a luz, revelando sua Gloria, expondo e perdoando os pecados cometidos. Jesus, o Verbo de Deus, brilha sua vida sobre nós, nos libertando das trevas que existem em nós. Buscando na propria Palavra, a vida que buscamos viver, a vida de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário