segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

47th station_CONDEMNATION


Esses dias, pensei em voltar nas minhas meditaçoes sobre o evangelho de Joao, coincidentemente, ontem, meu brother Alvaro (@AlvaroRodrigues)encerrou o culto falando sobre o capitulo onde eu havia parado. Joao capitulo 8, conta em seus primeiros versos um episodio onde os fariseus levam ate Jesus uma mulher que foi pega em adulterio para que fosse julgada. A Lei de Moises, diz em Levitico 20.10 que em caso de adulterio, o homem e a mulher seriam mortos. A Biblia diz que a mulher foi surpreendida em adulterio(flagrante), a pergunta eh: CADE O CARA?!
algumas cosias chamam muito minha atençao nesse texto, uma delas eh a ausencia do homem que estava adulterando com ela. Outra, eh o fato da mulher nao reivindicar isso. Em nenhum momento ela se defende ou se justifica, ou exige a "justiça" de que o seu companheiro fosse morto tambem. Talvez ela simplesmente estivesse aceitando sua sentença, seu destino. Ela sabia que o que estava fazendo era errado. Mas pela reaçao dela, e pelo tom da conversa de Jesus, que conhecia o coraçao dela, prefiro acreditar que assim como muitos de nos, aquela mulher entendia sua condiçao pecadora, e nao via outra saida para o fim de seus pecados a nao ser a morte. Talvez ela simplesmente estivesse reconhecendo a soberania e autoridade de Jesus ali, e porisso nao reagiu ao ser acusada diante dele. Talvez ela so estivesse esperando que ele dese o sinal pra que ela fosse apedrejada, acabando assim o seu tormento numa vida de pecado.
Mas Jesus oferece um novo destino a ela. As escrituras dizem que "as testemunhas devem ser as primeiras a ferirem os acusados". Algum daqueles fariseus era essa testemunha, mas ate mesmo esse direito concedido pela propria Lei judaica foi descartado. Assim como o nosso pecado confere a satanas o direito de nos acusar diante de Deus, mas 1Joao 2.1,2 diz que se pecarmos, temos advogado junto ao Pai, que eh Jesus, propiciaçao pelo nosso pecado.
"Aquele dentre vos que estiver sem pecado, que lhe atire a primeira pedra"(Joao 8.7)
Jesus eh unico ser humano que nunca pecou, portanto o unico ali que poderia apedreja-la. Mas ao inves disso, Ele tomou o pecado dela, perdoando- a de fendendo-a.
Ao ouvirem isso, e sondarem seus coraçoes os acusadores se retiram, e Jesus pergunta a ela "Mulher, onde estao aqueels teus acusadores? Ninguem te condenou?" respondeu ela "Ninguem, Senhor!" entao lhe disse "Nem eu tampouco te condeno. Vai e nao peques mais"(Joao 8.10,11)

Nenhum comentário:

Postar um comentário