quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

48th station_AGAINST


Ultimamente tenho percebido o quanto a geraçao mais jovem da igreja, e a geracao jovem de maneira geral, tem se unido contra o legado dos que vieram antes de nos.
Nao eh generalizado, nao eh sempre, nao eh em tudo, mas vez ou outra percebo uns 'focos' do-contra se formando na cultura emergente. Nao quero escrever sobre o assunto como um entendido, muito menos como excessao, me excluindo a tudo isso. Mas quero tratar do assunto de maneira pessoal e nos aspectos que tangem minha realidade.
E o que tenho percebido eh o seguinte, muitos jovens tem defendido uma ideia de que tudo oq ue foi conquistado e construido por nossos pais e lideres eh religiosidade, ou caretice, ou ideias que nao estao contextualizadas e nao transmitem a mensagem da melhor maneira possivel. E em algumas coisas eu concordo, realmente houve um peso de religiosidade muito forte sobre nos(da mesma forma que houve um dia sobre eles), e que algumas coisas precisam mudar. Ao mesmo tempo que me assusta todo um mover pra que as "regras sejam quebradas" sem que haja um mover paralelo pra "algo possa ser construido".
Muitos tem se preocupado demais em saber os limites do pecado, e pouco sobre qual a vontade de Deus. Sabem tudo sobre as bandas e artistas cristaos que estao atuando no meio secular, mas nao sabem nada sobre os cristaos que escreveram a historia na Biblia. Conhecem a cultura pos-moderna e sabem de todos os livros, filmes, etc que estao bombando no mundo, sabem argumentar sobre eles, e pq nao, sabem defender as razoes de nao estarem pecando ao consumir dessa cultura. Mas nao sabem sobre o Reino.
Uma das coisas que aprendi com video-games, eh que saber todos os comandos e habilidades de um personagem nao servem de nada se vc nao esta jogando com ele. Ou seja, na batalha que vivemos, conhecer mais sobre o mundo do que sobre o reino de Deus nao eh vantajoso aos que se chamam 'filhos da luz'.
Se pa eu continuo falando sobre isso aqui no blog, mas por enquanto, vamos orar, buscar no Senhor que sonde nossos coraçoes e nos mostre onde estamos fundamentados. Buscar relacionamento com Deus eh a unica coisa que pode nos livrar de "destruir" o que ja temos deixando um vazio ao inves de "construir" o que Deus tem para nossa geraçao.
(comentarios sao bem-vindos)

Bless you all!
.M

3 comentários:

  1. ae manolo, tem umas observações, no mais vc ta certo, mas ainda sofre da sindróme do templo, o medo de perder "todo o suposto conquistado".
    Não me meto nessa de gerações e tals, talvez seja novo demais p entender a minha geração... e as q jah vi nascer... Mas de uma coisa tenho certeza, enquanto todo o medo n for deixado de lado, o medo de deixar tudop trás, tipo os dicipulos deixaram todo o judaismo e tradição, como Paulo q decidiu considerar tudo esterco p ganhar a Cristo, enquanto esse medo n passar, de nada adinata ver se a uma "geração emergente", ou não sei o q n sei q lá... nada disso tem valor... só olhe p Jesus e veja se Ele falou algo sobre guardar algo da velha aliança...acho q não ne? Ele pelo contrario diz q n se põe remendo novo em pano velho...nem vinho novo em odre velho... naum da cara, ou vc deixa toda essa loucura chamada religião, ou fica igual nicodemos, sem entender nada direito, fazendo média c a galera da religião... Qnto as coisas q vc diz, nenhuma delas é realmente importante qnto amar ao proximo e a Deus, pois quem ama conhece e é conhecido de Deus, mesmo nunca tendo ouvido seu nome... Ler a biblia é importante, mas n qndo vira neurose, q parece ser o q vc carrega um pokim ainda... mais importante é o Espirito q vc carrega ai dentro... Ele q te ensina tudo, ele q te guia em todo caminho... no mais mano acho q vc me entende...

    No nome d'Aquele q n fez barganhas c nenhum sistema, e assim disse q deveriamos ser...

    ResponderExcluir
  2. daeh, bro.
    entendi mesmo o que vc quis dizer. eu tambem partilho da opiniao que amar a deus e amar o proximo eh o mais importante(inclusive, ministrei sobre isso agora na reuniao), mais importante do que ler a biblia, ou qquer outra coisa."isso excede os sacrificios e holocaustos". nao estou dizendo que nao devemos combater a religiosidade, jesus combateu. mais ironico eh ele ter confrontado os religiosos cumprindo a lei, pra que, pelo Espirito Santo pudessemos viver livres, do pecado e da lei. pq Deus nao quer obediencia, quer coraçao. pq o alvo dele sempre foi relacionamento. nao estou me apegando a tradiçoes nem nada assim, como eu disse, existem coisas que precisam mudar, mas nao posso dizer que tudo o que foi ensinado esta errado e deve ser abandonado. assim como jesus confrontava os religiosos, mas fazia isso usando as escrituras, citando aqueles que vieram antes dele. Jesus nao desprezava a lei. ele a cumpriu, ja que nao podemos cumprir, mas somente na direcao do espirito santo podemos viver como filhos, livres de verdade, amando a Deus e o proximo. a questao eh justamente essa, nos preocuparmos mais com o legalismo, do que com o que Deus quer que facamos realmente.
    obrigado pelo comentario, bro!
    No nome d'Aquele que honrou o Pai em todas as coisas e nos conduz a toda verdade...

    ResponderExcluir
  3. Rs...
    Combater a religião....rsrs....essa foi da hora!
    Imagina soh....kkkkkkkkkkk.... Na verdade nem ligo muito, qndo n se faz parte mais deste tipo de coisa consegue-se ver de fora, n combato como n vejo Jesus combatendo, indo ao infrentamento ou discurções.... só me indigno qndo vejo gente simples, honesta sendo enganada, as vezes por enganadores conscientes, as vezes por esnganadores tão enganados quanto... Por fim, por mais q qualquer sistema religioso pregue coisas boas, afinal jesus mesmo disse q deveriamos ate fazer o q ele Falam... não há como escapar, o judaismo do tempo de Jesus pregava o que Deus mesmo havia dito... mas as religiões não querem convertidos, querem apenas prosélitos, q se tornem duas vezes mais filhos do diabo, mesmo q pregando o suposto nome de jesus. Usando o nome de Jesus se fizeram e ainda ão de fazer todo tipo barbarie... mesmo q curando, falando em linguas, expulsando demonios e tudo mais, serão chamados de malditos e ouvirão a mais terrivel frase da historia: Apartai-´vos de mim.
    Não se engane Gui, n da mesmo p por remendo novo em pano velho...
    Não da p achar q algumas coisas foram boas, se o espirito dos ensinamentos não eh, mesmo q se pregue o amor, n é o amor q se vive, muito menos q se quer ver sendo vivido.
    Não se engane meu amigo, se está ruim a de piorar muito, ou pela via da libertinagem ou pela do legalismo.
    Não se engane meu amigo, quem negocia ou barganha c a "igreja"(c "i" minusculo e entre parentese), negocia c o mundo e seus poderes.
    Não se engane, Deus sabe quem é dEle, mas quem recebeu luz n pode mais se esconder.


    Vontade de te ver guri, saudade de bater um papo, vem passar uns dias em BH mano....

    Ah! To começando a aprender uns programas de 3D, dpois posto uns personagens q fiz...dae vc comenta... mas calma la em, so to começando..hauehauehuae


    No nome dAquele em quem não há confusão, pois seu nome é Uno e não legião.

    ResponderExcluir