quinta-feira, 6 de maio de 2010

22nd station_FACE



As vezes ainda me sinto meio deslocado de tudo, e espero que isso seja resultado da minha busca em ser parecido com Jesus. Mas tambem entro em conflito, por sempre ter a impressao de que Jesus era aceito por todos, e querido por quase todos, menos pela "igreja". So por curiosidade, ontem a tarde, investi um tempo ouvindo e meditando numas ministraçoes que um amigo me passou. O pregador se chama Asher Intrater, ele eh diretor do Revive Israel Ministries um grupo apostolico dedicado ao avivamento de Israel(www.reviveisrael.org). Ele falou sobre as Escrituras, sobre a igreja e sobre o fim dos tempos, sob a otica judaica. Nao quero sair muito do assunto dos posts anteriores, mas esses dias tem sido bem proveitosos em relaçao a minha caminhada em conhecer Jesus, e isso tem me deixado extremamente feliz, ao mesmo tempo que sei que isso vai me por a prova em muitas coisas, e como dizia o tio Ben "um grande poder vem com grandes responsabilidades". Escrever tem me ajudado muito nesse periodo, ja que me propus a falar menos e ouvir mais, me expor menos e observar mais, como nao me comprometi em nada a respeito de escrever, escrevo feito um condenado.
-
Ontem a noite, o Lucas veio aqui casa, e conversamos um pouco sobre as coisas que Deus tem falado conosco. Enquanto conversavamos Deus foi nos revelando coisas na Palavra, conforme oravamos e liamos a Biblia. Conversamos sobre Estevao(Atos 6 e 7), e sobre como ele devia lembrar Jesus. Atos 2 nos diz que quase 3 mil pessoas receberam o Evangelho de Cristo e foram batizadas no dia de Pentecostes. Alem desses 3 mil, considere os apostolos e os outros discipulos e seguidores de Jesus. De todas essas pessoas, Estevao foi o cara que atraiu a atençao de Deus, a ponto dEle dizer algo do tipo "esse muleke tem que tar registrado na Biblia!". Entenda que Estevao recebeu mais enfase ao ter sua historia contada no livro de Atos, do que outros discipulos que conviveram com Jesus, que sao citados entre "os doze" mas nao temos mais nenhum registro deles nas Escrituras. Nao to desprezando, ou diminuindo os apostolos, pel'amor!!! So quero dizer que Estevao tinha algo nEle que o diferenciou dos outros, e eu nao creio que era o fato dele ter morrido apedrejado, alias, eu creio que sua morte foi uma das consequencias e nao a causa. Pra mim, o motivo de Estevao estar registrado em Atos, com tanto zelo, embora de forma muito breve, esta em Atos 6.5 onde o nome dele aparece pela primeira vez. O contexto: a igreja havia crescido, e escolheram 7 homens de boa reputaçao, cheios do Espirito Santo e de sabedoria para serem diaconos, no verso 5 esta a lista dos 7. Estevao eh o unico que tem "subtitulo" dizendo que era um homem "cheio de fe e do Espirito Santo"[nesse verso Nicolau tbm tem um subtitulo, dizendo que ele era proselito de antioquia, ou seja, um grego que se converteu ao judaismo, creio ser esse o motivo da descriçao, por um grego ser escolhido como diacono]. Eu particularmente creio que Estevao teve sua vida tao transformada pelo poder do Evangelho, e começou a ficar tao semelhante a Jesus, nao na aparencia, mas na essencia(vide posts 20 e 21), que começou a incomodar os escribas(como Jesus), ao ponto deles subornarem testemunhas falsas pra prenderem e matarem Estevao(como tambem fizeram com Jesus). Creio que uma das provas da manifestaçao dessa presença de Deus na vida de Estevao esta em Atos 6.15 "Todos os que estavam assentados no Sinédrio, fitando os olhos em Estêvão, viram o seu rosto como se fosse rosto de anjo." Okay, agora precisamos pensar no que Lucas quis dizer quando disse que o rosto de Estevao parecia de um anjo. Pra isso, so precisa lembrar das manifestaçoes e apariçoes de anjos no Antigo Testamento, lembrando que o proprio Senhor Jesus ja foi descrito como "Anjo" no Antigo Testamento(Gn22.11;31.11; Ex 3.2; Jz 6.21; etc). [e só pra constar, JESUS NAO É UM ANJO!]. Quando vc pensa em "anjo" na Biblia, nao ta falando de "bebesgordoscompipidefora", nao sao esses anjos de cartao do dia dos namorados, nao sao anjos babacas, sao guerreiros, sao seres que expressam a Gloria de Deus na sua presença, sao mensageiros de Deus, com espadas de fogo, com 6 asas, com corpo de animais, com olhos por todo o corpo(Gn 3.24; Is 37.36; Ez 1.10; 10.12; etc). Sendo sincero, alguns anjos sao mosntruosamente maravilhosos! As descriçoes de anjos que temos ate o momento onde o rosto de Estevao eh comparado com um, me fazem imaginar que Estevao deve ter manifestado a Gloria de Deus com sua presença naquela hora, como os anjos, e nessa hora, cheio de autoridade, ele começa seu discurso sobre a historia da redençao de Israel.
Eu quero ser como Estevao, quero ter a Gloria de Deus manifesta em minha vida. Estevao tinha a mesma natureza que estava em Jesus, a natureza de Deus, fruto do novo nascimento(Joao 3.3). Ser como Jesus, eh nascer como Ele nasceu, eh nascer como filho de Deus.

amo vcs
(e comentem, por favor, nunca sei o que vcs pensam!)
.M

4 comentários:

  1. prometo que no proximo eu melhoro a ilustra, eh que to atrasado!
    .M

    ResponderExcluir
  2. falando em estevão, irei pegar o livro pra ti sensei, bela postagem, sempre ressaltando, etevão era MOLEQUE, garoto e cheio da essencia de Jesus, eu quero que Deus revele essa essencia à nossa geração para que possamos carregar o semblante do evangelho e vencermos .

    ResponderExcluir
  3. Sabe Match, seu post me chamou a atenção pela sinceridade do início e também me fez lembrar uma frase que escrevi alguns dias atrás:
    "Se você é cristão e ás vezes se sente deslocado/inadequado neste mundo, não se preocupe! Isso é normal! É que você AINDA não está em casa."
    Outra coisa que sempre penso, é que ás vezes nos esquecemos deste versículo:
    "Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim." (Gálatas 2:20), pois não acredito que conseguiremos ser igual a Jesus, pois Ele NUNCA pecou (1º diferença), mas que podemos deixar Ele viver em nós e através de nós! Para mim ainda um GRANDE mistério! Haha. Estou nesta caminhada! Haha. Por enquanto "penso" e acredito assim...
    Fica com Dios! :D

    Saudades...

    ResponderExcluir