segunda-feira, 10 de maio de 2010

23rd station_ALONE


Semana passada, eu escolhi aleatoriamente um capitulo dos evangehos pra ler e meditar por uns 20, 30 minutos. acabei caindo em Joao capitulo 7. Foi muiot interessante, pq de certa forma, pensando agora, tem muito a ver com algumas coisas que tenho vivido. Eh maravilhoso quando lemos "investigando" as Escrituras, e percebemos quantas coisas estao "escondidas". Sao detalhes sutis que Deus registrou, que muitas vezes nao percebemos, mas pela revelaçao do Espirito Santo podemos receber. Eh o como o "Um Anel" do Frodo, as inscriçoes do segredo do anel estao la, mas so podem ser reveladas no fogo. As vezes acho que as Escrituras tambem sao assim, de alguma maneira, quando lemos e meditamos, a luz do Espirito Santo, percebemos coisas que pareciam nao estar la. Mas enfim.
-
Joao 7 nos traz um momento importante na vida de Jesus. Naquele tempo, Jesus ficava na Galileia e estava evitando a Judeia, pq alguns judeus queriam mata-lo. Esse era o tempo da Festa de Tabernaculos (Levitico 23.34), e os irmaos de Jesus(sim, Maria teve outros filhos depois de Jesus)disseram "Po, sai daqui, vai pra Judeia, pros outros verem o que vc faz! Quem quer reconhecimento do publico nao fica escondido. Se vc faz mesmo tudo isso que diz que faz, mostra pra todo mundo!". E o verso 5 diz que "nem mesmo seus irmaos criam nele". Ele estava "sozinho". Eu penso que os irmaos dele tambem estavam com inveja(deve ter sido muito dificil ser irmao mais novo do filho de Deus, que nunca pecou, nunca desobedeceu, nunca mentiu), e a Biblia nao diz isso, mas eles, sabendo que os judeus queriam mata-lo, manda-lo pra Judeia, fazer exatamente aquilo que provocaria os judeus para ataca-lo, me parece como "vai logo, irrita esses caras, e eles te matam logo…ou entao, assume de uma vez que vc nao eh o filho de Deus e sossega". Eu nao sei mesmo o que eles estavam pensando quando disseram isso, o que eu sei, eh que a palavra diz que eles nao criam nele.
Jesus responde "meu tempo ainda nao chegou, mas o de vcs ta sempre ai. As pessoas nao odeiam vcs, mas me odeiam, pq eu testemunho que as coisas que eles fazem sao más. Podem ir pra festa, eu ainda vou ficar aqui, o meu tempo ainda nao terminou." e ficou na Galileia. Mas logo depois que os irmaos sobem pra festa, ele sobre sozinho e escondido. Enquanto isso na festa, os judeus estao procurando ele, e na multidao todos falando sobre Jesus, alguns dizendo que ele era bom, e outros dizendo que so enganava o povo, mas ninguem falava abertamente, por medo dos judeus.
Os proprios irmaos de Jesus nao acreditavam nele, e eu imagino como Ele devia encarar tudo isso. Muitas peddoas criam nele, e diziam que ele era o filho de Deus, enquanto outros queriam mata-lo, pq ele dizia ser o filho de Deus, seus proprios irmaos duvidavam dele, e nesse momento, nao temos nenhuma informaçao sobre os apostolos, ou seja 'ALONE'. Eh engraçado como as pessoas defendiam e apoiavam ele, ouviam seus ensinamentos e davam testemunho dele, quando Ele estava "em evidencia". Mas quando Jesus estava em off, ninguem ousava defende-lo abertamente. Eu muitas vezes ajo assim, nao consigo manifestar a Gloria de Deus, ou honrar a Santidade de Deus como Jesus em muitas situaçoes. Isso me leva a pensar sobre a profundidade do Evangelho em minha vida. Sobre o quanto tenho crido em Jesus realmente, e ate que ponto isso eh verdade em minha vida. Eu amo Jesus, talvez vc tambem ame, e Ele sabe disso, mas tvz as outras pessoas ao seu redor nao saibam. Ainda no capitulo 7, Jesus manifesta o Pai diante das pessoas, mas vou falar mais sobre isso no proximo post. Sobre a maneira como Ele se manifestou, e isso nos ensina muito, sobre como podemos tambem manifestar o amor de Deus para os outros.
Ate o proximo post, vc pode ler o restante do capitulo 7 de Joao, e meditar sobre o que Jesus fez. mas enquanto isso, quero que vc pense em como tem manifestado a Deus na sua vida, nao pra que os outros vejam, mas pra que vc seja realmente transformado, e receba em Deus VIDA(zoe) pra que atraves de tudo o que fizer(Colossenses 3.17) as pessoas possam ser tocadas pela vida de Deus em nos.
.M

2 comentários: