terça-feira, 13 de dezembro de 2011

93rd station_SHARE JOHN 6.1-15


"He fed the hungry multitude yes he fed the hungry multitude
With a little bit of fish and bread they said everyone was fed
He fed the hungry multitude"

Johnny Cash - He Turned The Water Into Wine

Essa ilustra do Johnny Cash criança é pra ilustrar o texto de hoje.
Um trecho muito comum das Escrituras é a famosa história de Jesus multiplicando pães e peixes. Já perdi as contas de quantas pregações eu ouvi sobre esses versículos, geralmente falando sobre o poder de Jesus para fazer milagres, ou sobre a diferença entre aqueles que estavam proximos de Jesus e viram o milgre acontecer e aqueles que estavam distantes e so receberam o alimento sem saber de onde veio, ou sobre a fé do menino que entregou seu lanche, e como Deus pode fazer muito quando lhe entregamos o pouco que temos(\o/Aleluias!\o/). Mas vamos tentar meditar sobre esse texto sem cair no cliche, ok?

"Estava chegando a Páscoa quando Jesus atravessou o Mar da Galileia. Muitas pessoas estavam seguindo-0 porque viram os milagres que fez curando doentes. Jesus subiu no monte e se sentou com os discípulos. Quando olhou e viu a multidão que tinha se ajuntado ao seu redor, Jesus disse pra Filipe: Onde a gente vai comprar pão pra toda essa gente? Jesus perguntou a ele, mas ja sabia muito bem o que estava pra fazer. Filipe disse: Putz! Comida pra todos? Isso ia custar mais de 200 denários(mais de 6 salarios minimos na epoca)! Jesus perguntou quanto de comida tinha disponível ali. Nessa mesma hora chegou um muleque, com cinco pães e dois peixes. Ele falou com André, que disse a Jesus: Tem um garoto aqui com cinco pães e dois peixinhos. Mas isso não é nada pra alimentar 5mil homens. Jesus mandou que todos se sentassem. Ele pegou os pães e peixes, orou dando graças a Deus e começou a repartir entre todos que estavam ali. Quando acabaram de comer Jesus disse pros discípulos recolherem o que tinha sobrado. Não sei de onde, arrumaram doze cestos, que encheram com os pedaços que sobraram. Quando viram esse milagre, os judeus disseram: Este é mesmo o profeta que devia vir ao mundo. Vamos fazer dele nosso rei! Quando ficou sabendo disso, Jesus sumiu no meio do povo e subiu o monte sozinho outra vez." João 6.1-15

Semana passada, uma certa produtora de video deu uma festa e convidou os funcionários aqui da agencia onde trabalho. Todo mundo reclamou que festa sem "openbar" não é festa. Onde já se viu, dar uma festa e cobrar bebida? Esse povo perdeu a noção('Shame on you'). Pensa nisso, Jesus com 5mil pessoas num lugar afastado da cidade, pregando por horas sem parar ate escurecer. Quando os seus amigos dizem "Mano, manda esse povo embora, a gente também ta com fome! Amanhã ce continua essa fita." Mas aí Ele diz "Não, vocês vão arrumar comida pra eles." Jesus já tinha as noção de como cuidar bem das pessoas. Antes ele disse "A comida que me satisfaz é fazer a vontade do meu Pai" mas nessa ocasião ele sabia que as pessoas ali precisavam comer. Ele enxergou a necessidade e decidiu solucioná-la. Filipe até tentou, mas a solução dele não era humanamente possível. Quando o garoto se coloca a disposição, Jesus enxerga o potencial do que aquilo pode se tornar. É bem capaz que o próprio muleque nem tivesse idéia do que Jesus podia fazer com o lanche dele. Não acho que ele quis bancar o 'salvador'. Talvez ele so tivesse respondendo quando ouviu Jesus perguntar "O que tem de comida aí?". Talvez ele só tava querendo atender um pedido de Jesus, sem muitas pretensões, só servi-lo. O garoto veio e disse "Olha, tenho isso aqui, Jesus. Quer dividir?" E Jesus respondeu "Claro, quero sim! Me dá aqui um pedaço."

2 comentários:

  1. Sabe, eu não tinha lido esta passagem com esta conotação, mas confesso que nas conversas com religiosos que creêm apenas no poder milagroso de Jesus e daqueles que descreem totalmente que o milagre de cura, ou qualquer outra espécie possa acontecer nos dias de hoje. Me rolou um certo desconforto.
    Mas creio desta forma tbm, que Ele tem poder pra fazer muita coisa, mas que Ele busca adoradores pela essência. Enquanto uns creêm só na benção, e outros apenas na palavra (Bíblia). Prefiro fazer parte com os que o amam por completo, mas que valorizam Ele pela sua simples essência.

    ResponderExcluir
  2. Eu creio nos milagres. Deus permanece o mesmo desde sempre. Se manifesta de maneiras diferentes, mas continua o mesmo. O menino correspondeu, e Jesus fez o milagre. Só precisamos corresponder, pra que Deus faça as coisas acontecerem através de nós! valeu pelo comentario, Thallyta! bj

    ResponderExcluir