quinta-feira, 10 de novembro de 2011

76th station_EXPERIENCE JOHN 3.1,2


Apesar de muitos dos fariseus não gostarem de Jesus, acredito que alguns deles se sentiam incomodados em discordar dele. Nicodemos era um homem importante, fariseu e judeu exemplar. Posso imagina-lo, como um velho que ja viu muitas coisas e tem muita historia pra contar. Que ja aprendeu muito com a vida. Que com certeza conhecia as escrituras, e mais do que isso, estava em busca do Deus que as havia inspirado. Ele sabia dos riscos que corria sendo fariseu mas mesmo assim foi se encontrar com Jesus. Havia algo em Nicodemos que o estava convencendo sobre Jesus. Havia algo em Jesus que estava chamando Nicodemos.
A Biblia diz que Nicodemos foi visitar Jesus a noite, considerando que ele era membro de um partido que queria matar Jesus, nao seria muito conveniente se encontrar com ele a luz do dia. Eu acredito que Nicodemos devia ter muitas perguntas pra fazer, muitas duvidas. Pela sua atitude, eu imagino que ele estava em busca da verdade, que suas duvidas nao poderiam morrer com ele, que ele precisaria encontrar respostas satisfatorias. Algo dentro dele dizia que Jesus era o unico que podia responder a essas perguntas.
Eu vejo em Nicodemos um exemplo muito inspirador, de uma fé investigativa. Ele conhecia as Escrituras, conhecia as historias, as profecias, as leis, mas isso nao era o bastante pra ele. Era como se Nicodemos tivesse entendido que a "letra" nao era suficiente. Alem de conhecer as experiencias registradas nas Escrituras, ele havia alimentado em seu coração o anseio por viver sua propria experiencia com o Deus da Biblia.
Ele vem ate Jesus nessa pira, é como se estivesse dizendo: "Jesus, sabemos que voce é um mestre da parte de Deus. Porque so pode ser por Deus que alguem faça as coisas que voce faz." Uma das coisas que me chama muita atençao nese trecho eh o plural "sabemos". Eu gostaria de interpretar essa fala como "existem mais fariseus que creem em voce, cara. Nos sabemos que voce é o messias!" Nicodemos nao se contentou em conhecer a Palavra. Muitos hoje de satisfazem em conhecer a Biblia, ler e saber das historias, ouvir sempre as mesmas coisas sem ter uma experiencia de convivio diario com Deus. Era como se ele estivesse dizendo: "Olha, eu sei que Deus fala com voce. Mas eu preciso que Ele fale comigo tambem! ME ENSINA!"
A Biblia é maravilhosa, nao estou, de maneira nenhuma, menosprezando-a. Mas precisamos entender que a Biblia aponta para um Deus que é maior que ela. Infinitamente maior do que todo o conhecimento e sabedoria das Escrituras, infinitamente poderoso e auto-suficiente. Infinitamente glorioso pra ser descrito pela pobre linguagem dos humanos. Porque nele esta todo o conhecimento, toda a sabedoria, todo o poder, toda a gloria e toda a inspiraçao que veio sobre aqueles que escreveram suas historias com vida, com cançoes, com artes, com profecias, com poesia, com sangue.
Que esse Deus se revele a voce com experiencias reais e diarias, pra que a sua fé seja sincera e ativa.

.Match

Um comentário:

  1. "Infinitamente glorioso pra ser descrito pela pobre linguagem dos humanos". Bem verdade, match.
    Curti o post, e essa ilustra ficou boa demais :D

    nêly.

    ResponderExcluir