segunda-feira, 17 de outubro de 2011

74th station_SCOURGE JOHN2.13-22


Jesus não era um "espertinho revoltado". Embora tenhamos varios registros nas Escrituras dele argumentando com os fariseus, e pela autoridade(e algumas vezes, bom-humor)de Deus calando a boca de "religiosos cabeçudos", Ele nao criava confusao a toa. Ele sabia quao importante era para um judeu ir a Jerusalem na epoca da Pascoa. Ele sabia criar confusao na hora certa.
E entao, Ele foi pra Jerusalem na epoca da Pascoa, e ficou indignado com a palhaçada que estavam fazendo no Templo. Quando viu o patio tomado por cambistas e comerciantes, ele simplesmente fez um chicote e expulsou todos eles do templo.
Meio dificil imaginar o jesus bizantino(aquele com peruca de lã), ou o jesus renascentista(a monalisa barbada), ou aquele jesus de chapinha, ou aquele outro com a pele hidratada, aquele de olho azul, aquele de roupa branca, ou ate mesmo aquele com sorriso bacana, que(se tirarmos a barba)segundo pesquisas do Myheritage se parece com a Tea Leoni http://migre.me/5WzIh
Mas não seria tão dificil imaginar um operario com calos nas mãos defendendo o que é seu, seria?! Quando Jesus fez um chicote e pos os comerciantes pra correr, ele nao devia se parecer com nenhuma desses descritos acima. Pelo menos eu não acho que um bando de homens fugiria da Tea Leoni de barba(ok, talvez alguns fugiriam disso). O fato é que muitos tem uma ideia equivocada sobre Jesus, e isso dificulta nossa compreensao do Jesus da Biblia. Jesus, em aparencia, era um homem comum mas, em essencia, era o proprio Deus. Nesse texto tambem ha uma citaçao do salmo 69 "O zelo pela tua casa me consome" Se referindo a intensidade daquele momento. Jesus foi consumido pelo zelo, pela paixao, pelas coisas de Deus.
Mesmo que Jesus nao fosse aquele do renascimento, nao sei se os caras fugiriam dele naturalmente. Eles iam se juntar de galera e quebrar ele de pau, mas nao puderam. Porque eu acredito que havia algo sobrenatural se manifestando em Jesus ali, os caras nao viram um carpinteiro com um chicote na mao, eles viram um relance da ira de Deus em pessoa, e isso ja foi suficiente pra se cagarem de medo(quem nao cagaria?!).
Interessante que a mesma palavra no grego, usada para azorrague(chicote, flagelo)eh usada em Isaias, para se referir a repreensao divina contra aqueles que profanaram do seu Santo nome. Interessante tambem, que alguns anos depois, tambem na pascoa, Jesus seria espancado, sem revidar. Interessante que a proxima fala dos judeus é respondida com uma profecia sobre sua morte: "Que sinal voce nos da, pra provar sua autoridade expulsando o povo assim?" e Ele respondeu "Destruam esse santuario, e eu o restaurarei em tres dias!" Na hora, ninguem entendeu, mas Ele estava falando do santuario do seu corpo. Nos dias de hoje, disse o Emicida "E cada homem é um templo alheio ao nome e ao tempo". Jesus era um templo, sua vida era um santuario onde Deus foi adorado. Em tudo o que pensou, disse e fez, ele foi perfeito. Ate mesmo os que nao creem que Ele é o Filho de Deus, reconhecem a excelencia e autenticidade da pessoa e dos ensinamentos de Jesus. E a igreja hoje, nao é respeitada por ser, em muitos momentos, um "templo profano". Gandhi disse "Eu não rejeito seu Cristo. Eu amo seu Cristo. Apenas creio que muitos de vocês cristãos são bem diferentes do vosso Cristo."
A maioria das pessoas sabe o que a fé crista ensina sobre Jesus Cristo, mas poucos tiveram o prazer e a honra de conhecer Jesus sendo expressado atraves de seus seguidores.
Quando foi bem recebido pelas pessoas, Jesus nao respondeu com ira, ele foi o Amor(Deus) em pessoa, a compaixao em pessoa, a verdade em pessoa.
Todos nós somos templos, independente do que, ou quem adoram. Quando Jesus visitar "nossos templos" qual sera Sua reaçao?

Um comentário:

  1. Pela ordem dos posts estou atrasada, eu sei. Mas esses dias estava lendo Daniel e depois li o texto do Match, que tem muito a ver com tudo que ando pensando.

    Daniel , no cap. 5 de seu livro conta sobre o Rei Belsazar, um “aprendiz de rei” . Ele se empolgou em uma festa (mulherada e bebidas mil) e decidiu trazer os elementos do templo de Deus (vasos e por ai vai...) pra geral usar. Deus realmente na gostou disso. Na hora o rei começou a enxergar uma mão do além que sobrenaturalmente escreveu mensagens de exortação na parede. Acho que o que todos sentiram nessa hora foi exatamente o que o Match descreveu no post sobre a ira de Deus. Não acho que Deus ficou bravo porque não gostava de dividir vasos, mas porque Belsazar não honrava a Deus com seu reino. Na época elementos sagrados eram importantes e respeitados. Hoje (por causa de Jesus) o templo realmente somos nos e os elementos do templo estão em nos : NOSSOS ATOS. Eis a questão, o que temos feito? Usado nosso corpo como elemento de glorificação a Deus , ou para nossa vaidade e autoafirmação ?
    Outro detalhe nessa historia é que o Rei, em pânico ,chama Daniel pra interpretar o que estava escrito na parede. Antes de ler, Daniel da uma dura nele, que serviu pra mim: “E tu, Belsazar, que és seu filho, não humilhaste o teu coração, ainda que soubeste tudo isto. Daniel 5:22. Esse “seu filho” é porque causa do rei anterior (Nabucodonosor, o que se tornou animal por um tempinho - vs.18 a 21 - LOUCURA). Daniel quis dizer assim: Meu, você viu tudo o que Deus fez no reinado do seu pai e mesmo assim esta cometendo os mesmos erros .
    Penso que hoje, nos ainda conhecemos pouco de Deus, mas o suficiente pra fazer as escolhas certas.
    Na parede estava escrito que Deus tinha pesado os atos Belsazar na balança e ele estava em divida e por isso ia perder toda sua autoridade. Na mesma noite, inimigos do rei invadiram o palácio e ele foi morto. Assim como somos o Templo, creio que a nossa morte pelo pecado não é física (como a do rei) , mas espiritual . Isso porque Jesus já morreu para nos dar vida e a possibilidade de reconciliação, o que não anula a nossa responsabilidade sobre nossos atos,elementos do templo.

    ResponderExcluir