quinta-feira, 29 de setembro de 2011

73rd station_WINE JOHN 2.1-12


O capitulo 2 começa com um relato curioso, e muito conhecido, sobre Jesus em um casamento. Diz que a mãe de Jesus(Maria) estava na festa do casamento e que Jesus e seus discipulos tambem foram convidados. Estavam eles na festa, e acabou o vinho, e entao Maria diz a Jesus : Eles nao tem mais vinho! E Jesus respondeu: Mulher, e eu com isso?! Ainda nao chegou a minha hora.
Eu imagino, com essa criatividade que Deus me deu, a situaçao desse noivo. Mano, vergonha total ficar sem vinho numa festa. E nao vou entrar na questao "bebidalcoolicapode?". O fato eh que Jesus tava na festa com o povo, e acabou o vinho. Nao quero ser ruim, mas uma das situaçoes que me veem a cabeça eh que a composiçao "festa de casamento+comida/bebida gratis+um bando de pescadores/carpinteiros+pedreiragem" nao podia dar um resultado muito bom... pelomenos pro noivo. Imagino o povo curtindo a festa como se nao houvesse amanha, Jesus pensando "vamos conversar sobre isso quando chegarmos em casa, galera!" e o noivo pensando "onde eu estava com a cabeça quando convidei esses caras" e o pai da noiva pensando "f..." enfim, heresias a parte(lembrando que essa eh uma interpretaçao criativa do contexto que saiu da MINHA IMAGINAÇAO, essa parte nao ta na Biblia). Maria devia estar pensando "Preciso dar um jeito nisso!" e foi o que fez.
Pelo que eu me lembro, Jesus tinha feito alguns discipulos, mas nao temos registros de milagres e sinais antes desse dia, eu nao vejo uma razao logica pra que Maria pensasse "Vou falar com meu "filhoSANTOmilagreiro" e pedir pra ele transformar agua em vinho, afinal ele ja fez isso tantas vezes la em casa." NOT! Ela chega pra Jesus(no meu entender) com um tom de "Voce tem que resolver isso, te vira!" Jesus tranquilamente responde "Mulher, que tenho eu contigo?!", só lembrando que a tal 'mulher' era mae dele.
A historia segue, dizendo que Maria 'ignora' a resposta de Jesus(ou entao ela simplesmente entendeu que foi uma piada,com um FUNDO ABSURDO DE VERDADE), e diz aos empregados "Façam tudo que ele mandar!" Entao Jesus manda trazerem vasilhas, cheias de agua, e ele transforma a agua em vinho e levam ao mestre de cerimonias e ele paga um pau pro vinho,de agua de bacia, que Jesus fez. Todos beberam(O_O) e os noivos viveram felizes para sempre.
Mas o que me pira nessa historia nao eh o casamento, nem o milagre(por incrivel que pareça). O que me chama atençao aqui eh a resposta de Jesus, e a treplica de Maria. Esse eh um dos meus textos favoritos que revelam a personalidade de Jesus. Que revelam o porque Jesus falava duras verdades, e ainda assim continuava tendo pessoas ao seu redor. Jesus eh santo, nao acredito que ele tenha desobedecido Deus Pai, ou mesmo seus pais terrenos(biologica e adotivo) alguma vez. Nem faltado com respeito a eles. Nessa ocasiao eu vejo Jesus revelando uma verdade muito seria e profunda, com um comentario muito interessante e inteligente.
Quem me conhece, sabe que gosto de brincar e as vezes tirar sarro das pessoas, geralmente das mais proximas. Algumas vezes me deram bronca por dizer que faltei com respeito(fools). Eu acredito que entendo bem o comentario de Jesus, porque eu mesmo ja fiz esse tipo de brincadeira com minha mae, minha avo, minha tia, enfim.
Jesus sabia que ia morrer, eu acredito que nesse momento Ele tinha consciencia de sua missao, tinha consciencia de que as chances dele ser morto numa cruz eram grandes, bem grandes. Mais tarde, ele iriam compartilhar a ceia com seus discipulos, e ensina-los que o vinho representava seu sangue inocente que seria derramado pra pagar nossa divida de pecado, restituindo nossa comunhao com Deus. Aqui, no casamento, Jesus esta revelando essa verdade, de uma maneira sutil, e ate engraçada. Quando Maria pede a ele que providencie vinho, ele diz: Que eu tenho a ver com isso? Ainda nao eh hora de dar meu sangue! E Maria reage de maneira interessante tambem. Eu acredito que se ela se sentisse ofendida, teria dito: Que isso, garoto! Me respeite sou sua mae! Da mesma forma que se Jesus estivesse mesmo falando serio quando disse: Que tenho eu contigo, mulher?! ele nao teria feito nada pra ajudar na situaçao.
Ja dizia o grande teologo Johnny Cash
"He turned the water into wine he turned the water into wine
In the little Cana town the word went all around that he turned the water into wine"
Jesus transformou agua em vinho, mas seu maior milagre eh o de transformar criaturas em Filhos, pecadores em santos, culpados em justos, inimigos em irmaos.
"Porque se nós, sendo inimigos de Deus, fomos reconciliados com pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida" Romanos 5.10

Nenhum comentário:

Postar um comentário