quinta-feira, 15 de setembro de 2011

72nd station_NATHANAEL JOHN1.43-51

"Entao Jesus decidiu ir para a Galileia e achou Filipe, e quando o encontrou disse: Siga-me.
Esse Filipe era de Betsaida, a mesma cidade dos irmaos Andre e Pedro. Mais tarde Filipe encontrou seu amigo Natanael e disse: Achamos o cara que Moises escreveu na Biblia,o cara que os profetas falaram! É Jesus, nazareno filho de José.
E Natanael respondeu: Nazareno?! E o que tem de bom em Nazaré? E filipe disse: Entao vem ver!
Jesus viu Natanael chegando e falou: Aí vem um verdadeiro israelita, esse cara nao tem engano!
Natanael perguntou: De onde voce me conhece? Jesus disse: Hum, antes do Filipe te chamar eu te vi quando voce debaixo da figueira.
Quando Jesus disse isso Natanael se assustou e disse: MESTRE, o senhor é o filho de Deus, é o rei de Israel!
E Jesus respondeu: Só porque eu disse que te vi debaixo da figueira voce acreditou?! Porque voce ainda vai ver muito mais. Acredite em mim, voce vera o ceu aberto, e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem." Joao 1.43-51

Acho muito interessante a maneira como as pessoas se aproximavam de Jesus. Aqui no começo ainda era uma boataria louca, porque embora nao tivesse pregado nada ou feito milagres, mas quando foi batizado ouviram uma voz dos ceus dizendo "ESTE É MEU FILHO", entao alguns sabiam que Jesus nao era exatamente um cara normal. Contudo, a unica coisa que ele tinha feito ate entao era meia duzia de amigos, diga-se de passagem, amigos que estavam matando trabalho pra estar ali com ele. E esses amigos iam conhecendo Jesus e percebendo que quanto mais humano e comum ele se apresentava, mais divino e sobrenatural ele se parecia. E nessa de espalharem uns pros outros sobre Jesus, alguns se interessavam mais, outros menos, mas ninguem ficava indiferente. Uns ouviam e queriam conhece-lo, outros ficavam sabendo e queriam mata-lo, mas tambem tinham aqueles que so achavam que Jesus tinha esquecido de tomar o "remedinho".
Minha opiniao! Acho que muitos se interessavam, porque Jesus conseguia atrair a atençao e os coraçoes das pessoas pra Deus. A sua maneira de ensinar, talvez fosse muito mais coloquial do as nossas traduçoes complicadas e enfeitadas. Sei que elas dao todo um ar de "respeito", "seriedade" e coisa e tal, mas minha opiniao eh que se Jesus tivesse ensinado e falado usando palavras complicadas e um linguajar refinado, pescadores, os operarios, os pobres, os cobradores, as prostitutas, enfim, essas pessoas nao se aproximariam dele.
Acho que outros ouviam e queriam mata-lo, porque os ensinamentos dele comprometiam os privilegios dos fariseus. A mensagem de Jesus apontava a falsidade dos fariseus, frustrava o respeito e a admiraçao que o povo nutria por eles. Conhecer as escrituras era privilegio de poucos, e muitos dos que tinham acesso a elas, usavam-na para manipular o povo. Enquanto Jesus ensinava a todos, sem distinçao, alem dos seus ensinamentos conduzirem as pessoas diretamente pra Deus, sem "intermediarios religiosos". JESUS É O UNICO CAMINHO PARA O PAI, PORQUE ELE É O PROPRIO DEUS!
E acho que alguns o achavam maluco, porque nao queriam tomar partido em nada, ou nao estavam interessados em buscar a Deus. Porque nao se incomodavam com os fariseus, e nao estavam interessados em crer na Palavra de Deus.
Eu acredito que Natanael estava interessado em Deus. Ele queria fazer a coisa certa, tanto que o proprio Jesus o elogiou e aprovou. Tambem porque Filipe foi encontra-lo pra contar, pra mim parece que os dois ja haviam conversado sobre isso, ambos aguardavam a chegada do messias. Natanael questiona a origem(na minha opiniao, por dois motivos: 1 Nazaré era mesmo uma regiao meio discriminada. 2 As escrturas diziam que o Messias nasceria em Belem), mas vai ao encontro de Jesus mesmo assim. A revelaçao de Jesus serve de confirmaçao pra ele de que realmente Jesus era o proprio Deus encarnado. E com sua confissao Jesus promete mais, aqueles que creem veriam a Gloria de Deus.
Jesus sempre apresentou o Pai de maneira muito simples e direta, acessivel as pessoas, acessivel a todos que creem, nao por merito, nao por raça, nao por classe, mas pela graça de Deus. Essa é a mensagem de Jesus. Deus enviou a si mesmo, atraves de Cristo, para manifestar sua Gloria restaurando vidas, gerando filhos semelhantes a Ele, atraves do novo nascimento no Espirito.
Mas isso já é uma outra conversa...

Nenhum comentário:

Postar um comentário