sexta-feira, 12 de agosto de 2011

69th station_BAPTIZETH JOHN 1.32-34


"E João testificou, dizendo: Eu vi o Espírito descer do céu como pomba, e repousar sobre ele. E eu não o conhecia, mas o que me mandou a batizar com água, esse me disse: Sobre aquele que vires descer o Espírito, e sobre ele repousar, esse é o que batiza com o Espírito Santo. E eu vi, e tenho testificado que este é o Filho de Deus." Joao 1.32-34
Esse eh o trecho de Joao, que se refere ao batismo de Jesus. Curioso que diferente dos outros evangelhos(Mateus 3.13-17; Marcos 1.9-11; Lucas 3.21-22)aqui nao temos nenhuma referencia ao "batismo fisico" de Jesus. Nos outros 3 evangelhos temos o registro de que "Jesus veio ao rio Jordao para ser batizado por Joao", ou entao "como tantos outros ali, Jesus tambem foi batizado". Parece que ha uma intençao do autor em focar no batismo de Jesus pela reaçao espiritual, do que pelo "mergulho" em si.
Apesar de nao termos os detalhes aquaticos desse episodio, temos um registro de que o Espirito Santo desceu sobre Jesus naquele momento, essa era a confirmacao para o ministerio de Joao. Em Mateus 3.11 Joao anuncia o seguinte "Eu os batizo com água para arrependimento. Mas depois de mim vem alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de levar as suas sandálias. Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo." Podemos entender, que Joao Batista sabia que o messias viria batizar com o Espirito Santo e com fogo, mesmo antes de Jesus de manifestar. Jesus e Joao batista eram primos, mas nao sei se eles eram proximos, pq suas familias moravam em cidades diferentes. Sendo assim, nao imagino que eles tenham tido muito tempo juntos para compartilhar seus sonhos e revelaçoes. Mas havia uma caracteristica, que testificaria para Joao quem seria o messias. Ele diz "Aquele que me enviou disse que eu veria o Espirito Santo descer e pousar sobre o messias, esse que batiza com o Espirito Santo."
Pra mim isso so confirma mais uma vez a humildade de Joao batista. No momento em que varias pessoas presenciam a confirmaçao do seu ministerio, ele nao aponta para si, mas para Jesus. Imagine a cena, quando Joao anunciava que viria o messias, e que o Espirito Santo desceria sobre ele, e que Deus havia dado a Joao esse ministerio, que nao era sequela de tanto mel e gafanhoto, ele nao estava inventando isso! Quando ele dizia essas coisas, alguns zombavam, ou desacreditavam dele, confrontavam. E no momento em que se manifesta a evidencia da verdade(que bonito isso!) Joao poderia ter dito "Aloko, seus otario! Eu sabia! EU SABIA! Nao falei?! Eu disse!! Agora toma!" mas ele nao fez isso...
Talvez Joao tenha ficado tao surtado com a revelaçao de Jesus, pelo batismo do Espirito Santo, que a unica reacao dele, foi confirmar seu chamado, repetindo mais uma vez (v.34)"ELE É O FILHO DE DEUS!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário