quinta-feira, 16 de junho de 2011

65th station_CHANGING JOHN1.15-17


"João dá testemunho dele. Ele exclama: "Este é aquele de quem eu falei: Aquele que vem depois de mim é superior a mim, porque já existia antes de mim". Todos temos recebido da sua plenitude e graça sobre graça. Pois a Lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por intermédio de Jesus Cristo." Joao 1.15-17
No seu tempo, Joao Batista ficou bastante conhecido pela sua pregaçao hardcore, apontando os pecados do povo, batismo, arrependimento e perdao dos pecados. Apesar de toda a sua fama, Joao apontava pro Cristo. Reconhecia que Jesus era mesmo filho de Deus, que era mesmo o proprio Deus. Aqui, Joao(o apostolo) completa, dizendo que "temos recebido a Sua plenitude", sua totalidade, sua graça, seu favor sobre nós. Joao esta falando de aspectos divinos em Jesus, das caracteristicas conhecidas, ate entao, pelo Deus Pai no antigo testamento. Quando ele cita Joao batista dizendo que Jesus ja existia antes dele(sendo que Joao era primo mais velho de Jesus) e depois falando sobre a graça, ele esta apontando pra divindade de Jesus.
Joao diz que a lei foi dada atraves de Moises, como percebemos pelos registros do antigo testamento, onde Moises subiu o monte sinai para estar com Deus e receber dEle todas as instruçoes para o seu povo. As leis de Moises regeram o povo por quase todo o antigo testamento e ainda hoje eh a lei dos judeus. Os mandamentos que Moises deu ao povo eram coisas praticas, externas, diziam respeito as atitudes. Era uma especie de "codigo de conduta" mas isso nao garante mudança de coraçao e de mente, muito pelo contrario, na maioria das vezes, acaba se tornando uma tradiçao, um ritual de conveniencia, para ser praticado religiosamente, "um deus que tentamos agradar quando estamos de consciencia pesada". Acredito que algumas pessoas, mesmo no tempo da lei, amaram ao Senhor, serviram-no de todo coraçao, viveram uma vida digna de serem considerados homens de Deus, enquanto todo o resto vivia pra si mesmo, buscando seus proprios interesses, servindo a Deus apenas quando conveniente.
Mas Joao diz que a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo. Tudo aquilo que a Lei apontava se cumpre em Jesus, Ele revela o verdadeiro proposito, a essencia do coraçao de Deus. Deus havia dado a lei, para que fosse cumprida, mas o sentido, a essencia da lei so seria revelado em Cristo, nao atraves de uma mudança exterior, mas uma mudança interior. Espirito renovando a mente tranformando a carne.
Deus nos criou espirito, alma e corpo, para que pudessemos viver sua plenitude como espirito, alma e corpo. A plenitude de Deus, na plenitude do homem, a totalidade de Deus, para a totalidade do homem. Um relacionamento que começa de dentro pra fora, mudanças sao consequencia, nao ponto de partida. A renovaçao da mente, operada pelo Espirito Santo em nós, nos leva a experimentar a boa, agradavel e perfeita vontade de Deus(Romanos 12.2).

Nenhum comentário:

Postar um comentário