quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

52nd station_CASH


"As vezes eu sou duas pessoas. Johnny é o bonzinho. Cash é o encrenqueiro. Eles brigam."

Esses dias atras comprei um dvd do Cash, e cada coisa que descubro sobre a vida desse homem me deixa mais fascinado. A primeira vez que prestei atençao no Cash foi num video da Marshill, da serie "Rebel's Guide to Joy". E ele realmente foi um rebelde, em muitos aspectos.
Johnny me parece o cara que amava as pessoas. O 'Homem de Preto', fazendo shows em presidios e cantando para os detentos historias sobre a vida, como ela pode ser dura e como pode haver esperança. Ele conquistava a simpatia de todos, pelas suas cançoes, pelo seu bom-humor ou ate mesmo pelas suas historias.
Ontem fiquei sabendo que em um dos ultimos shows que ele fez, ja estava velho, doente e sem voz. Quando percebeu que nao iria conseguir cantar, ele disse no microfone "Sei que voces vieram me ouvir, mas nao posso cantar. Eu me responsabilizo, se quiserem podem ir a bilheteria e pegar seu dinheiro de volta, porque eu nao consigo cantar. Se quiserem ficar, podemos compartilhar essa noite juntos." pouquissimas pessoas se levantaram e foram embora. Johnny saiu do palco e voltou com uma velha lanterna de trem e um banquinho, pediu que baixassem as luzes, e começou a contar historias de sua vida.
Muitos sabem sobre seu tempo perdido nas drogas, sobre as confusoes que causou, sobre as oportunidades que perdeu. Poucos sabem sobre seu processo de retornar ao Senhor, sobre sua redençao, sobre Johnny ter sido ordenado pastor(essa me surpreendeu mesmo).
Ja ouvi muitos questionarem suas musicas, dizendo que sao historias tristes, que nao falam sobre Jesus, e muito pelo contrario, so falam de pecado, morte, mentira. E eu imagino quantas vezes o proprio Cash deve ter ouvido dessas. Numa epoca onde a maioria das musicas falava de amor, e os artistas queriam fama e dinheiro, ele estava numa prisao, cantando sobre um homem que usou cocaina e matou sua mulher. Essa arte de se identificar com os rejeitados, excluidos, presos, pobres, injusticados, tornou Johnny Cash um homem admiravel.
Num outro dia quero continuar falando mais sobre o Cash, entao deixem seus comentarios sobre o que acharam, preu saber se continuo ou nao.

"Bem, eu nao vou retroceder. Nao, eu nao vou retroceder. Voce pode me esperar nos portoes do inferno, mas eu nao vou retroceder"
I Wont Back Down - Johnny Cash

4 comentários:

  1. O DVD é irado mesmo, quando escutei essa parte do show fiquei imaginando a reação e euforia das pessoas que pensaram em ir para escutarem boas músicas e acabaram recebendo as histórias que fizeram Cash compor as músicas, ser do modo como é. Seria um presente, como uma criança ouvindo atenta as histórias de alguem mais velho, cheio de emoções e conselhos a dar.

    ResponderExcluir
  2. É mano.Cash foi o cara.
    Li a biografia dele la, fiquei mto fascinado cara.Quero ver esse dvd xD deve ser muito massa.
    Realmente algumas coisas me surpreenderam nele e aprendi mtas coisas com isso tbm.
    Ótimo post mano.
    Abs.

    ResponderExcluir