sexta-feira, 2 de julho de 2010

32nd station_IMPOSTO


Mateus 17.24-27 relata um momento onde Jesus paga seu imposto. Muitos ficam tao admirados com o milagre do dinheiro na boca do peixe, que acabam dando mais importancia ao que Jesus fez(dinheiro no peixe)do que ao que Jesus disse: "Simao, que ce acha? Os reis cobram imposto dos seus filhos, ou dos estrangeiros?" "Dos estrangeiros" "Boa! Dos estrangeiros, sendo assim, os filhos estao isentos de cobrança". Filhos de Deus nao sao cobrados de nada pelo Pai. embora muitas vezes, sejamos cobrados pelos "irmaos"(lideres, ou nao), Jesus disse que os filhos estao isentos. Quando sentimos o peso da cobrança, principalmente quando fazemos as coisas de Deus, eh bem possivel que algo esteja errado. Talvez a motivaçao em fazer, o que quer que seja, esteja errada, talvez estejamos fazendo apenas pelo reconhecimento, ou pelo prazer da auto-satisfaçao. Talvez nao esteja fazendo o que Deus quer que vc faça, e esteja cumprindo um costume, uma tradiçao ou se preferir, uma religiao. Comigo eh sempre assim, se eu começo a sentir peso e cobrança, eh pq uma dessas duas coisas estao erradas, ou meu coraçao esta com os motivos errados, ou eu nao entendi bem o que Deus quer que eu faça.
A gente cresce e se acostuma com o ambiente de cobrança, se acostuma em fazer as coisas por obrigaçao e por reconhecimento. E concordo que em algumas situaçoes, a gente deve agir pela cobrança, obedecendo as autoridades, cumprindo a lei, etc. Fazendo coisas que nao gostamos ou nao queremos, mas que temos que fazer. Agora, as coisas de Deus nao devem ser feitas dessa maneira. Prova disso sao os livros profeticos(Isaias, Jeremias, Ezequiel, Daniel, Oseias, Joel, etc)onde o povo "fazia" tudo o que estava na Lei, e era parte dos costumes, cumprindo tudo o que "deveriam" fazer, mas com o coraçao longe de Deus, fazedo so por fazer. "O Senhor disse: Eis que esse povo se aproxima de mim e com sua boca e com seus labios me honra, mas o seu coraçao esta longe de mim, e o seu temor para comigo consiste so em mandamentos de homens, que maquinalmente aprendeu" Isaias 29.13. Deus prefere que façamos as coisas de coraçao, do que façamos por obrigaçao. A obrigaçao traz peso, mas a sinceridade nos ajuda a desenvolver nosso relacionamento com Deus em amor, e graça.
A obrigaçao traz peso, mas ao mesmo tempo ela nos da conforto, poruqe ela mantem o relacionamento na superficialidade. A cobrança permite que vc faça o que "deve" fazer, ou o que "esperam" que vc faça, sem se preocupar em ir alem. Ela nos limita ao nso impor as coisas, ao inves de nos conduzir cuidadosamente pelo caminho da verdade. Porisso as vezes eh tao dificil se livrar da cobrança. Ela eh uma das poucas "garantias"(mesmo que falsa) daquilo que Deus(ou qquer outra pessoa)quer que façamos.
Mas a sinceridade nos leva, mesmo que em erros e acertos, a estar mais perto da verdade. "Mas vem a hora, e ja chegou, em que os adoradores adorarao ao Pai em espirito e em verdade" Joao 4.23

2 comentários:

  1. Você é uma das pessoas que eu mais entendo as idéias e me identifico, e também é uma das pessoas que mais muda de pensamento. Talvez por isso eu ache legal você estar aprendendo a desaprender e coisas do gênero, melhor do que eu que sempre reaprendo a fazer as coisas do mesmo jeito de sempre achando que estou mudando meu próprio mundo. Em todo caso, parabéns pelo blog, sempre, inspirador.

    ResponderExcluir