terça-feira, 11 de maio de 2010

24th station_CONFRONTATION


Jesus subiu para a festa de Tabernaculos sozinho. Quando chegou a festa, foi para o Templo, e começou a ensinar(Joao 7.14). Depois de ter dito que nao iria pra festa por que seu tempo ainda nao tinha chegado…Ele foi! A festa de tabernaculos eh originalmente uma festa agricola, onde os judeus festejam por 7 dias agradecendo a Deus pela colheita e pela chuva. Oferecendo sacrificios de animais e dos produtos colhidos, morando em cabanas bem simples como seus pais fizeram enquanto peregrinaram pelo deserto(Deuteronomio 16.13-17). Enquanto Jesus ensinava, os judeus se admiravam começaram a se perguntar "Como ele sabe as Escrituras, sem ter estudado?!" e Jesus respondeu dizendo que os seus ensinamentos nao vinham dele, mas do Pai(Joao 7.16), afirmando mais uma vez sua 'dependencia'. "Quem quiser conhecer a Deus, vai ler a Biblia, e vai descobrir que tudo oque eu digo vem dEle"(7.17). Nessa hora imagino que os fariseus devem ter ficado com muita raiva. Eles eram os estudiosos das Escrituras, eles que deveriam conhecer todas as coisas sobre Deus. E Jesus os confrontou ali, questionando seus conhecimentos.
Estou tentando criar um habito dificil de pegar, Ler a Biblia com um olhar critico pra mim mesmo. Eu ja disse isso num post anterior, que nosso orgulho nos faz buscar argumentos pra justificar nossos erros. 2 Pedro 3.16 diz que os ignorantes e instaveis distorcem a verdade da Palavra, pra justificar seus erros. Romanos 1.25 diz que eles tornam a verdade de Deus em mentira, pra se colocarem no lugar de Deus, controlando suas vidas e manipulando a outros com seus ensinamentos distorcidos. Eu tenho procurado ler a Palavra olhando pra mim, e nao mais pra buscar justificativas para meus erros(e versiculos fora de contexto e sem revelaçao servem bem pra isso). Mas tenho buscado na Palavra aquilo que me confronta, e que aponta meu pecado(Romanos 3.9-20), pra que eu seja limpo, e que a santificaçao se desenvolva em mim(Romanos 6.19 e 2Corintios 7.1).
E Jesus disse aos judeus "Moises deu a lei, mas vcs nao a obedecem. Por que vcs querem me matar, seus lok?" e eles tentaram tirar da reta e acusar Jesus "Ta endemoninhado? Quem ta querendo te matar?" e Jesus disse "Eu fiz uma coisinha so, e vcs se escandalizaram(em Joao 5, Jesus cura um paralitico no sabado). Pra nao violar a lei de Moises, vcs podem circuncidar no sabado, mas eu nao posso curar so pq eh sabado?! Voces podem fazer rituais, e eu nao posso fazer o bem?" resumindo "VOCES NAO ENTENDEM NADA DAS ESCRITURAS!"
Infelizmente, e sendo bem imparcial nesse ponto, a igreja tem tomado o lugar dos fariseus. Se julgando donos da verdade, e se achando no direito de julgar a outros. Isso eh o que Jesus vai fazer(Apocalipse 19.11 e 20.11-15), mas nao eh o que igreja tem de fazer AGORA. Deviamos nos preocupar muito mais com nossa vida pessoal com Deus, em ter um verdadeiro relacionamento com Ele, mais ate, do que pregar o evangelho. Jesus disse que o maior mandamento eh amar a Deus(Marcos 12.30), e isso muitos de nos tem deixado de lado. E as vezes usando trechos da Biblia pra justificar nosso descaso. E eu nao gosto disso, MAS EU SOU ASSIM! Quero ser transformado verdadeiramente, pra que o Reino venha. As vezes sinto que estamos dormindo na beira da estrada, esperando o proximo mover pra pegar carona. Enquanto Ele nao vem, vou a pe!
Minha oraçao eh que nos recebamos de Deus um novo olhar sobre a Palavra, pra que ela realmente seja eficaz, e cumpra seu objetivo em nós, Santificar nos transformando a semelhança de Cristo(Joao 17.17).
Amém.

(continuem comentando, please!)
.M

Nenhum comentário:

Postar um comentário