quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

95th station_BREAD JOHN 6.22-40


Sabe gente folgada? Desses inconvenientes mesmo, chatos. Gente interesseira. Gente que Jesus amou. Amou mesmo, com tudo o que era. Deus sua vida. Amou, mas não fingiu que gostava.

"No dia seguinte, o povo foi procurar Jesus. Na hora que bateu a fome, eles foram procura-lo pra ver se ele ia multiplicar algo diferente, quem sabe carne? Mas não o encontraram, então perceberam que os discipulos ja tinham partido num barco na noite passada, mas Jesus tinha sumido sem barco nenhum(porque ele resolveu caminhar pelo mar). Resolveram ir atrás dele, pegaram seus barcos e atravessaram até Cafarnaum. Quando encontraram Jesus disseram "Mestre, quando chegou aqui?" Mas Jesus, sem dó, respondeu "Não sou bobo, vocês só estão aqui porque ganharam comida ontem. Não se esforcem pela comida que apodrece, mas se empenhem em conseguir a comida que permanece pela eternidade. Essa é a comida que o Filho pode dar a vocês, porque o Pai o confirmou com seu selo." João 6.22-27

Jesus não hesitou em dar uma mijada nesses caras. Imagine fazer uma viagem de barco, atravessar o Mar da Galileia e ouvir isso. Pode parecer duro, mas a conversa que se segue mostra que o coração desses homens era ainda mais duro que as palavras de Jesus.

"Então, que podemos fazer pra realizar as obras de Deus?" Jesus respondeu "A obra de Deus é crer naquele que Ele enviou" então eles disseram "Enviado por Deus? Então que prova você nos dá de que foi Deus quem o enviou? Nos dê um sinal para que acreditemos em você. Quais são os seus feitos? Nossos pais comeram o maná no deserto, como dizem as Escrituras: Deu-lhes a comer pão do céu." [Confesso que se eu fosse Jesus nessa hora, teria respondido: Que sinais eu tenho feito? Perguntem pras suas barrigas cheias de pão, seus cretinos! mas ainda bem que Jesus não disse isso] "Na verdade, não foi Moisés quem deu pão do céu a vocês. O verdadeiro pão do céu quem dá é o meu Pai. Porque o verdadeiro pão de Deus é o que vem do céu e dá vida ao mundo(Assim como o Pai dá vida, o Filho vivifica a quem quer. João 5.21)." Depois dessa resposta atravessada, porém verdadeira, eles afinaram e disseram "Senhor, nos dê sempre desse pão." "Eu sou o pão da vida! Aquele que estiver em mim nunca terá fome, aquele que crer em mim nunca terá sede. Mas, como eu já disse, apesar de estarem me vendo, vocês não acreditam em mim. Todo aquele que o Pai me dá, esse vem a mim(se você é calvinista, ponto pra você). E o que vem a mim, de jeito nenhum será lançado fora(se você é arminiano, ponto pra você). Porque eu desci do céu, não pra fazer a minha própria vontade, mas pra fazer a vontade daquele que me enviou, meu Pai. E a vontade do meu Pai é que eu não perca nenhum de todos que me deu, pelo contrário, eu o ressucitarei no último dia(se você é Deus, ponto pra você)."

Os Judeus chamavam a Torá(lei de Moisés) de "pão", acreditando que quem seguisse os mandamentos teria a vida. Jesus está dizendo que Ele é a verdadeira lei que traz vida, vida eterna. Seja pela "predestinação" seja pela "escolha" o que importa é que você conheça a Cristo. Ele está acima de qualquer mandamento, ritual, tradição ou lei que tenha sido instituida pelos homens. Ele é quem concede a vida aos que crêem. Ele quem vivifica, Ele quem justifica. A Lei e os Profetas, os sinais, os mandamentos, as dispensações, tudo sempre foi e é sobre Jesus. Ele é o centro de tudo, nele tudo subsiste. Tudo está sobre Ele e Ele está acima de tudo. Ele é.

Um comentário: