terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

50th station_TRUTH

"Entao ele se apressou, tirou a venda dos olhos, e o rei reconheceu que era um dos profetas" 1Reis 20.41
Esse verso eh parte da historia de uma profecia contra o rei Acabe, de Israel. Deus havia mandado que ele matasse Ben Hadade, rei da Siria, mas para satisfazer seus interesses, ele decidiu deixa-lo viver e fazer alianças com ele. Um dos profetas, direcionado por Deus, se disfarça e se apresenta ao rei, inventa uma historia, pra que o rei julgue. "Eu estava no campo de batalha, e deixaram um prisioneiro sob minha responsabilidade, e eu o soltei." O rei o condenou, sem saber que se tratava de uma parabola para a sua propria sentença. Nesse momento o profeta revela seus olhos e o pecado do rei Acabe. O que sempre me chamou a atençao nesse texto, eh o fato do profeta ser reconhecido pelos seus olhos. Eh quase como os oculos do superman, apenas cobrindo seus olhos, ninguem mais o reconhece. Pra mim, isso fala de muitas coisas.

-Primeiro, os profetas sao mensageiros da verdade, verdade essa que muitas vezes(pra nao dizer sempre)nao eh agradavel de ser ouvida. Nao sao verdades humanas(pra isso nao precisa ser profeta, basta ser um jornalista, ou ativista), sao verdades vindas da parte de Deus.
-Segundo, a verdade tem um preço. Para anunciar a verdade, precisamos estar comprometidos com a verdade. Estar comprometido significa viver a verdade, e por sua vez, para vive-la precisamos conhece-la. Ou seja, conhecer, viver e se comprometer com a verdade eh essencial. Se um desses aspectos nao estiver alinhado, a verdade pode ate ser dita, mas nao sera recebida. Viver a verdade da autoridade ao seu mensageiro.
-Terceiro, a verdade esta na essencia, nao na aparencia. Enquanto o profeta nao descobriu os olhos, o rei nao percebeu que se tratava de um profeta. Suas roupas, seu jeito, sua aparencia, nao te caracterizam como mensageiro da verdade, eh algo que esta dentro de voce.
-Quarto, a verdade confronta, mas convence. Mesmo entregando uma palavra de acusaçao contra o rei, o profeta nao foi preso, o rei nao contestou, nem rejeitou sua mensagem. Ao olhar em seus olhos, ele simplesmente foi convencido do seu pecado "e foi para casa desgostoso e indignado"(v.43). A verdade pode nao ser facil de se ouvir, mas quando ouvida, ela nao pode ser contestada. E mesmo que haja uma resistencia externa, interiormente ela produzira algum efeito.

Seja um mensageiro da verdade. Conheça a verdade. Viva a verdade. Defenda a verdade.
Amo vcs

Nenhum comentário:

Postar um comentário