quinta-feira, 28 de outubro de 2010

41st station_DISPENSATION

"A responsabilidade é minha. O Comando é meu!"

Quem ja assistiu Tropa de Elite 2, ou pelo menos viu o trailer, sabe qual o contexto dessa frase. Na segunda feira, eu fui assistir Tropa2 no cinema, tive que esperar um pouco ate as bilheterias folgarem um pouco, e na 2a semana em cartaz a saa ainda estava cheia. Apesar dos babacas criando caso por causa das poltronas marcadas no cinema(essa eh, definitivamente, uma cultura que nao pegou por aqui), consegui ver o filme. Mesmo que nao tenha o mesmo volume de açao, tem a mesma intensidade do primeiro, mas voltado prum aspecto diferente. Nao vou ficar dando spoiler sobre o filme aqui, se ainda nao viu, va ver, vale mesmo a pena.
Mas uma coisa que me chamou muito atençao nesse filme, foi o "senso de responsabilidade". Cada vez mais eu entendo que responsabilidade, assim como respeito, eh algo que se conquista. E que quando ela eh imposta, inadequadamente, as consequencias podem ser terriveis. Com o tempo vamos amadurecendo, e essa maturidade nos confere novos desafios e um novo olhar sobre muitas coisas na vida. Quando estamos prontos, assumimos responsabilidades(trabalho, familia, ministerio, etc), e se por acaso nao estivermos prontos, ou maduros o suficiente, ou profundamente decididos sobre o que queremos, essa responsabilidade passa de 'encargo' pra 'peso' e tudo vira um inferno.
Responsabilidades tem beneficios, e sao eles que muitas vezes atraem os coraçoes ingenuos. Por exemplo, trabalhar eh uma responabilidade muito importante, nao eh tao divertido e prazeroso quanto parece, mas no fim do mes, vc recebe um salario, e isso eh bom. Assumir um cargo importante te da poder, mas tambem significa que muitas coisas(e ate pessoas) dependem de vc. Sempre queremos os beneficios, mesmo que muitas vezes nao estejamos prontos pra assumir as responsabilidades.
As escrituras contam a historia de dois reis em particular, Saul e Davi. Saul tinha perfil de rei, e agradaria o povo ter um rei como ele, mesmo que nao fosse um bom governante. No começo, ele guarda em seu coraçao e sente a responsabilidade que eh governar uma naçao, mas a partir do momento que assume o reinado, eh seduzido pelo poder, e desobedece a Deus, assumindo uma responsabilidade que nao era dele. Na hora que o REI Saul, faz o papel do SACERDOTE Samuel, ele perde o reinado, por estar assumindo uma responsabilidade que nao era dele, e prova de que ele nao estava pronto pra isso, eh que quando Samuel diz a ele que por causa do pecado ele nao seria mais o rei, ele surta e se ve em desespero pela sua condiçao. SAUL NAO TINHA NOÇAO DO TAMANHO DA RESPONSABILIDADE QUE ESTAVA ASSUMINDO. Com isso, Deus escolhe Davi como rei. Davi ainda era um moleque, e nao poderia ser rei, mas mesmo sabendo que seria rei esperu por 18 anos, ate que chegasse seu tempo de reinar. Nesse periodo ele eh treinado, amadurece, combate guerras, aprende a lidar com seus seguidores, e com seus inimigos. E percebemos Deus o conduzindo numa jornada ardua(de perseguiçao, desafio, pressao e lutas)para se tornar um "Homem capaz de Reinar" mesmo que ainda nao fosse o rei.
Muitas vezes Deus prepara um caminho dificil pra nós, nos preparando pra assumir responsabilidades no futuro. Cabe a nos, pedir ao Espirito Santo que nos de sabedoria e força, pra nos submeter e aprender a enfrentar tudo isso com excelencia.

"Da igreja me tornei ministro de acordo com a responsabilidade por Deus a mim atribuída de apresentar-lhes plenamente a palavra de Deus" Colossenses 1.25

2 comentários:

  1. "Cabe a nos, pedir ao Espirito Santo que nos de sabedoria e força, pra nos submeter e aprender a enfrentar tudo isso com excelência."

    Quando você termina de pagar o seu ap. o seu carro, e ve que o que sobra é só trabalho e contas, dá um certo desespero. Acabou faculdade, as coisas novas ficam velhas e só sobraram as responsabilidades ( e contas ). Após ler esta frase sua, ( em conjunto com todo o post ) parece que fui revigorado, por toda a palavra em si, mas também pelo jeito que ela foi colocada.

    É, mais uma vez suas palavras me ajudaram,
    e parabéns pelo Blog, mais uma vez.

    G. Sanchez
    (mugen)

    ResponderExcluir
  2. G.Sanchez,
    hun, acho que quando estamos nessa fase(e daqui pra frente)precisamos encarar essas responsabilidades como honra e privilegio de ter um trabalho, e poder cumprir a excelencia no que fazemos. ainda mais no mercado de arte grafica. Deus abençoe vc no seu trabalho, man! e que Ele te conduza em excelencia nas suas responsabilidades.
    Amo vc, bro.
    .Match

    ResponderExcluir